SpaceX e T-Mobile enviam primeiro SMS via satélites da Starlink

Imagem: Freepik

A companhia espacial SpaceX enviou suas primeiras mensagens de texto para celulares usando recém-lançados satélites da Starlink, em parceria com a operadora americana T-Mobile. O feito foi possível graças a uma tecnologia presente nos novos equipamentos que orbitam a Terra: o D2C, ou a conexão direta entre satélites e células LTE.

Os seis primeiros satélites D2C da empresa de Elon Musk foram lançados em 2 de janeiro. E logo na última segunda-feira, 8, o time de engenheiros da SpaceX conseguiu enviar e receber mensagens de texto para smartphones convencionais em solo para os satélites a partir do espectro de 4G LTE da T-Mobile, informou a companhia nessa última quarta-feira, 10.

À imprensa, a SpaceX informou que pretende expandir rapidamente a rede, já que deseja lançar "centenas de satélites" com o recurso. Com isso, a empresa deve disponibilizar com a T-Mobile o serviço de mensagens de texto ainda neste ano de 2024. Para 2025, a expectativa é do uso da rede para serviços de voz, dados e Internet das Coisas (IoT).

Notícias relacionadas

A intenção é de que, com o projeto, clientes da T-Mobile (com celulares 4G comuns) consigam se manter conectados mesmo quando estiverem numa "zona morta" de cobertura.

Desafios e funcionamento

Apesar das dificuldades existentes hoje em estabelecer contato entre um celular convencional na Terra e uma rede de satélites se deslocando pelo espaço a milhares de quilômetros por hora, a SpaceX disse que trabalhou para solucionar essas barreiras técnicas.

"Os satélites Starlink compatíveis com a conexão direta para células estão equipados com silício personalizado inovador, antenas de matriz de fase e algoritmos de software avançados que superam esses desafios e fornecem serviço LTE padrão para telefones celulares no solo", explicou a empresa.

Além de avanços desenvolvidos nos últimos anos, a Starlink disse ter aproveitado toda a rede já existente, como Pontos de Presença (PoPs) proprietários e estações terrestres. "Os dados [entre satélite e o celular] viajam diretamente sobre o núcleo da Starlink até o núcleo da operadora, proporcionando integração perfeita", informou a companhia.

Imagem: Reprodução/Starlink

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!