Eutelsat reduz meta de faturamento por atraso na constelação da OneWeb

Satélite da OneWeb em órbita. Ilustração: Divulgação

A operadora de satélites Eutelsat Group reduziu as metas de receita e lucro para o ano de 2024. De acordo com um comunicado do grupo, a expectativa financeira foi ajustada por conta do atraso no início das atividades da constelação em órbita baixa (LEO) da OneWeb, cujo projeto envolve o serviço de fornecimento global de Internet banda larga.

"Os resultados das atividades em órbita baixa da OneWeb, embora estejam progredindo bem, apresentam atrasos em relação ao cronograma original, […] atribuídos à disponibilidade da rede terrestre, além de uma composição de receitas mais orientada para a venda de terminais de usuários do que inicialmente previsto, o que impacta as margens", explicou o grupo, fruto de uma fusão recente.

"O atraso na rede terrestre afeta as receitas, especialmente em mobilidade e em algumas regiões onde o acesso ao mercado ainda está pendente", completou a Eutelsat. No Brasil, a rede da OneWeb já está ativa.

Notícias relacionadas

De qualquer maneira, a Eutelsat espera que 90% do projeto da rede terrestre seja concluído até o segundo semestre de 2024. A marca também informou estar confiante com as metas de longo prazo, justificadas pelo "forte impulso" e aceitação de compromissos pré-assinados com clientes de grande porte para oferta combinada de LEO e GEO. Atualmente, 100% dos satélites da constelação OneWeb estão em órbita e há um backlog de pedidos de US$ 1,1 bilhão ao final do último trimestre.

Ainda assim, a operadora destacou que isso não será suficiente para fechar as lacunas de curto prazo. Agora, a expectativa de receita para o ano fiscal 2023-2024 é de 1,25 bilhão de euros, contra o montante inicialmente previsto – que estava na casa de 1,32 bilhão de euros a 1,42 bilhão de euros.

Já o Ebtida ajustado (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ficou na faixa de 650 milhões de euros a 680 milhões de euros. Antes, a empresa esperava algo entre 725 milhões e 825 milhões de euros. "O capex em dinheiro deve permanecer bem contido na faixa média de 725 milhões de euros a 875 milhões de euros por ano no período de 2025 a 2030; o capex em dinheiro para o exercício de 2024 é esperado na faixa entre 600 milhões e 650 milhões de euros", completou o comunicado.

A Eutelsat informou ainda que os objetivos financeiros do grupo para 2024-2025 também serão revisados. A empresa deve revelá-los em agosto deste ano.

Venda de participação na AOS

Também na última segunda-feira, 29, a Eutelsat divulgou a finalização da venda de 50% de participação da OneWeb na joint venture Airbus OneWeb Satellites (AOS) – a mesma responsável pela construção dos satélites da primeira geração da OneWeb. 

A medida compõe parte da estratégia da operadora em otimizar investimentos e reduzir dívidas e custos operacionais. A participação foi adquirida pela co-proprietária do negócio, a Airbus U.S. Space & Defense. "No futuro, o Grupo Eutelsat se beneficiará da diversificação de fornecedores para suas futuras necessidades em órbita, incluindo a Airbus, que permanece como um dos nossos parceiros mais confiáveis", comentou o CEO da Eutelsat, Massimiliano Ladovaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!