Parcerias e baixo custo: caminhos para o satélite combater o gap digital

Em debate durante a Satellite 2024, principal evento do mercado de satélites dos Estados Unidos, que acontece esta semana nos Estados Unidos, algumas das empresas que estão buscando ganhar espaço dentro das estratégias e políticas nacionais de conectividade significativa e inclusão digital falaram dos desafios enfrentados pela tecnologia e das oportunidades. 

John Gedmark, CEO da Astranis, anunciou parceria com a operadora competitiva Orbith, da Argentina, para uso de um satélite dedicado à conectividade dos clientes da Orbith, que vão de clientes governamentais a usuários finais, passando pelo mercado corporativo, mas sempre utilizando redes de terceiros.

"Para ampliar esses projetos de inclusão, precisamos ter o máximo de capacidade o quanto antes. Já estamos com um satélite, e lançaremos ainda quatro mini-GEO esse ano, e mais cinco ano que vem, e queremos ter uma centena até o final da década", diz o presidente da Astranis. "A velocidade para oferecer capacidade e a velocidade de implementação são a chave", diz.

Notícias relacionadas

Outro operadora de satélites, mas essa já tradicional, que aposta em modelos inovadores e de baixo custo para prover soluções de conectividade é a Intelsat. Para Jean Philippe Gillet, VP global de vendas da empresa, modelos baseados em serviço são o caminho para o crescimento e para parcerias. Uma das apostas para suprir necessidades de inclusão e gaps digitais são as estações rádio base de baixo custo, conectadas por satélite e operadas pela própria Intelsat. Estas estações são oferecidas aos parceiros de telecom como solução integrada de operação em áreas remotas.

Para Ramesh Ramaswamy, VP executivo da área internacional da Hughes e Echostar, ainda existe muita oportunidade de crescimento. "Só nos Estados Unidos, são 15 milhões de lares sem banda larga", disse ele, apostando que com o satélite Jupiter 3 a diferença de velocidade para concorrentes e outras tecnologias se desfaz e a Hughes volta ao jogo.

Massimiliano Ladovaz, CEO da Eutelsat Group, destaca que a estratégia combinada de cobertura com satélites Geoestacionários (GEO) com satélites de órbita baixa (LEO) é a ideal para resolver o problema do gap digital em áreas sem cobertura, pois assegura confiabilidade, velocidade e presença em todos os lugares.

Ignácio Sanchís, CCO da Hispasat, comenta o papel das parcerias entre governos e operadoras para cobrir o gap digital. "Na Espanha, temos um modelo de 35 euros de conexão com 200 Mbps de velocidade de download", diz, mencionando a parceria com o governo local para assegurar a atuação em linha com políticas públicas.

E a empresa destaca que até 2027 terá uma solução de mais baixo custo com foco em atender políticas públicas. "Há um apoio do governo, mas com risco privado", diz ele. A Hispasat foi a operadora que recentemente anunciou MoUs com governos da América Latina (incluindo o Brasil e a Telebrás) para desenvolver soluções de "condosat" (satélite compartilhado) para atender políticas públicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!