A TIM anunciou nesta terça-feira, 19, a criação da TIM Iot Solutions, na expectativa de ser uma habilitadora de novos negócios com o uso da Internet das Coisas, com foco no agronegócio, utilities, logística e indústria 4.0.
A operadora afirma que quer crescer impulsionada pela previsão de aumento de receitas de IoT no Brasil – que poderá ser quatro vezes maior em cinco anos, considerando o período de 2022 a 2027. Por isso, a TIM IoT Solutions será dedicada à digitalização de processos, automação operacional e eficiência produtiva dos seus clientes corporativos.
Entre as frentes de atuação em IoT, a companhia reporta 150 mil pontos de iluminação pública instalados pelo País, incluindo em Parcerias Público-Privadas (PPPs) para a área ao lado de empresas como Engie e IPSul. Além disso, a empresa desenvolveu a solução para a telegestão da iluminação pública em municípios brasileiros.
Já no campo, seriam mais de 16 milhões de hectares conectados a partir de parcerias com mais de 30 principais grupos do agronegócio brasileiro, como São Martinho, BP Bunge, Citrosuco, Amaggi, Adecoagro, entre outros. A operadora ainda é cofundadora da iniciativa ConectarAGRO
Também foi apontada expertise em projetos de rede privativa 5G, como na Brasil Terminal Portuário (BTP), em logística, e na Stellantis, na Indústria 4.0, com primeiro piloto 5G em uma planta industrial do Brasil. A operadora também fornece conectividade em mineradoras, como Anglo American.
A TIM ainda atua com a conectividade de estradas, por meio de parcerias com as concessionárias CCR RioSP, EcoRodovias, EPR e Grupo Way Brasil. A operadora cobre hoje mais 4,5 mil km de rodovias concessionadas.