EAF conclui trabalho em estações satelitais fixas de olho no 5G

Estações FSS. Foto: Abratel

A EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz) antecipou em mais de dois anos a desocupação das estações satelitais fixas profissionais (FSS), com atuação em 1.482 estações que operavam na Banda C Estendida pelo Brasil. Em relação às 19.200 estações que operam na Banda C, a EAF concluiu a mitigação em 100% das 5.570 cidades brasileiras.

A operação, que faz parte das etapas para a implementação da quinta geração de Internet móvel, é uma das entregas previstas no edital do Leilão do 5G. O prazo para finalização dessas etapas estava previsto para 2026.

O trabalho consiste na migração das estações que operam na Banda C estendida para a Banda C ou na instalação de filtros para mitigar possíveis interferências causadas pelo 5G. A nova tecnologia ocupa frequências muito próximas das utilizadas pelas estações  FSSs, que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

Notícias relacionadas

O COO da EAF, Antonio Parrini, explica que essas estações, utilizadas por emissoras de rádio e TV, instituições de ensino a distância e até a aeronáutica, poderiam sofrer interferências e até mesmo parar de funcionar se o trabalho não fosse realizado.

"A mitigação de interferências e a desocupação da faixa estão entre as missões mais desafiadoras da entidade. Isso porque estamos falando de estações profissionais, cada antena tem suas próprias características e qualquer falha pode impactar em sua atividade. Nosso time tem sido técnico e sensível ao realizar um trabalho de excelência, atendendo às necessidades tecnológicas singulares de cada antena", informa Parrini.

De acordo com o CEO da entidade, Leandro Guerra, os 27 estados brasileiros já estão com o processo de instalação dos equipamentos contra interferências 100% concluídos. "Durante esses dois anos, as equipes da EAF têm trabalhado intensamente para acelerar a entrega das responsabilidades editalícias de forma efetiva, o que garantiu a conclusão de uma das etapas mais importantes do processo para viabilizar a implantação do 5G, praticamente 24 meses antes do esperado", pontua Guerra.

Disponibilidade

Hoje, 3.678 municípios – onde vivem 181 milhões de brasileiros (85% da população) – já receberam autorização para ativação do 5G.

Tais liberações dependem também da substituição das parabólicas de banda C pela nova parabólica de banda Ku para famílias de menor renda que usam o equipamento de TVRO para assistir à TV. A troca é necessária porque as parabólicas poderiam sofrer interferências do sinal de 5G, dada  a proximidade entre as frequências. As três iniciativas – instalação das parabólicas, desocupação e mitigação das estações profissionais de satélites (FSS) – possibilitam a autorização pelo Gaispi, presidido pela Anatel, para a ativação das redes 5G standalone nas cidades.

No caso dessa primeira etapa, mais de 2,2 milhões de lares já contam com a nova parabólica em banda Ku. (Com informações da assessoria de comunicação da EAF)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!