Previamente anunciado no ano passado, o Indicador de Conectividade Rural (ICR) da ConetarAGRO teve seu lançamento anunciado nesta quarta-feira, 17.
O indicador desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV) se debruça sobre a conectividade de áreas rurais, em busca de identificar as necessidades dessas regiões e promover investimentos em conectividade.
Atualmente, a média do ICR por município ao nível nacional é apenas de 0,45, numa escala variável que vai de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a conectividade naquele município.
Se tomada especificamente a área de uso agropecuário, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G. A cobertura 4G de toda a área de uso agrícola é ainda menor, de apenas 19%, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Indicador complementar
As lideranças do ConectarAGRO defendem que o indicador não compete com outros índices de conectividade, como o Índice Brasileiro de Conectividade, mas, sim, atua como um complemento. A partir dele o que se espera é "mudar o panorama da discussão pública da conectividade" e que ele seja um "balizador para qualquer necessidade de fomento".
O ICR poderá, portanto, ser utilizado para orientar políticas públicas e investimentos privados, disponibilizando um mapa de pontos de melhoria e oportunidades de expansão da conectividade no setor agrícola.
"Com o ICR, esperamos não apenas mensurar, mas também catalisar melhorias significativas na conectividade rural, capacitando agricultores e comunidades para prosperarem na era digital", declara a atual presidente da ConectarAGRO, Paola Campiello.
Para o desenvolvimento do ICR, foi utilizado o método de Processos Hierárquicos Analísticos (AHP). Assim, o indicador abrange diferentes critérios tidos como essenciais pela entidade ao idealizar a ferramenta. Os aspectos que, em seu julgamento, compõem a demanda por conectividade rural são: produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura.
Dessa forma, o projeto oferece uma visão geral, mas também o acesso modular a cada um desses aspectos, para o caso de uma análise mais específica. Além disso, a avaliação de cada um desses elementos poderá ser usada justamente como evidências de embasamento técnico para a tomada de decisões de qualquer organização interessada em atuar com a conectividade rural.
A ConectarAGRO foi oficializada em 2020 e une diferentes empresas em prol da expansão do acesso à Internet nas áreas remotas do Brasil, em toda área produtiva. Atualmente, a AGCO, AWS, CNH, Nokia, Solinftec, TIM e Vivo são associadas e ainda contam com mais de 15 apoiadores.