Dona da Claro, América Móvil destaca banda larga e B2B no Brasil

Daniel Hajj, da AMX

Empresa controladora da Claro, a mexicana América Móvil (AMX) afirmou que o crescimento no Brasil tem como pano de fundo o avanço na banda larga e a expansão no mercado corporativo, além do segmento móvel. 

Em conferência para comentar os resultados do primeiro trimestre de 2024 com analistas de bancos nesta quarta-feira, 17, Daniel Hajj, CEO da AMX, comemorou os resultados da operação brasileira no período.

"No Brasil, estamos indo muito bem no espaço da banda larga. Estamos crescendo cerca de 8%. Algumas dessas assinaturas de banda larga são dos planos mais altos e outras, nos planos mais baixos. Mas, no geral, o Brasil está indo bem e estamos migrando muitos de nossos clientes pré-pagos também para a banda larga", afirmou.

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No segmento fixo como um todo, a Claro apurou um crescimento de 1% no primeiro trimestre, alcançando também a marca simbólica de 10 milhões de assinantes no País. Segundo Hajj, a marca de 14 milhões de casas passadas (HPs) na fibra óptica contribui para a expansão da banda larga. Ao todo, a tele contabiliza 41,5 milhões de HPs, considerando também a tecnologia de cabo.

As receitas da dona da Claro com a banda larga também superam de forma expressiva a da TV paga, acrescentou o executivo. "Talvez há cinco anos, a receita da TV paga era o dobro da da banda larga, e a situação mudou. Agora é mais ou menos o oposto, com a receita da banda larga sendo mais do que o dobro da TV paga, e a diferença continua aumentando."

Mercado corporativo

A América Móvil ainda aposta no mercado corporativo para expandir suas operações brasileiras. Segundo o CEO, a tele trabalha com uma equipe dedicada apenas a esse setor nos principais países e, entre eles, está justamente o Brasil. A companhia está de olho em áreas como cibersegurança, inteligência artificial (IA) e Software as a Service (SaaS).

"Trazemos expertise em diferentes áreas, como cibersegurança e IA. Estamos acompanhando essas receitas, e nossas metas e orçamentos já estão definidos. E sobre a lucratividade do negócio, não entramos em nenhum negócio no qual não vemos que temos o retorno adequado no corporativo", afirmou Hajj.

Além disso, o CEO afirmou que parcerias junto a outras empresas fazem parte das receitas do corporativo referentes à oferta de SaaS. "É muita aliança que fazemos. Há um compartilhamento de receita com eles. Então, nem investimos em capex. É mais uma operação de revenda para nossos serviços", afirmou. 

Nos três meses em janeiro e março, a Embratel, braço da Claro para o mercado corporativo, fechou com crescimento sólido em cloud (+87,4%), segurança (+ 24,1%) e máquina a máquina (M2M)/Internet das Coisas (+12,9%). De acordo com a companhia, a vertical segue com a estratégia de avanço na área de soluções digitais, com ofertas multicloud para ambientes híbridos.

"O objetivo dessa estratégia é ampliar a infraestrutura digital de clientes e intensificar a cultura de inovação para empresas de todos os tamanhos", diz. No período, a Claro realizou a cobertura dos desfiles das escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo por meio do seu 5G SA (Standalone) diretamente nos sambódromos.

Balanço

No primeiro trimestre do ano, a América Móvil apurou receitas de 203,2 bilhões de pesos mexicanos, recuo de 2,7% na comparação com igual período de 2023. Em dólares, as receitas ficaram em torno de US$ 12 bilhões.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) fechou com recuo de 2,6%, para 80,5 bilhões de pesos (US$ 4,75 bilhões). A margem Ebitda permaneceu em 39,6%. 

1 COMENTÁRIO

  1. Olha eu estou com problemas com a Claro a anos onde tenho um modem que NÃO é homologado pela ANATEL e dois decodificadores que o número de homologação não aparece na base de dados da ANATEL.
    Depois de aguardar mais ou menos 8 meses por uma resposta da ANATEL sobre a denuncia o fiscal (funcionário da ANATEL) NÃO teve tempo suficiente para ver as provas anexadas e a reclamação apos reaberta foi finalizada com a mensagem "O prazo para a resposta da {operadora} venceu" .

    Protocolo nº 202308140419373 realizada em 14/08/2023

    14/08/2023
    Descrição do problema
    Presada ANATEL
    Estou tendo problemas com a operadora CLARO onde tivemos aparelhos de televisão danificados pelos decoderes da operadora CLARO que não existe o terceiro pino em suas fontes e nem a televição de fabricação nacional também não o tem.

    As fontes tanto das TV's, decodificadores e modem não sofreram avarias (queimas) porem a placa principal das TV's em questão sofreram avarias na parte de controle de sincronismo HDMI e queima da placa principal juntamente com o decodificador da CLARO onde o mesmo têm um nº de homologação ANATEL que NÃO costa na base de dados da operadora no site " https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/consulta-de-produtos " e o modem da CLARO só têm o logo da ANATEL SEM nº da homologação e com isso me colocou em duvidas sobre a qualidade e segurança do equipamento e se o mesmo passou por testes de funcionamento, ensaios de segurança no INMETRO e qualificação de homologação ANATEL.

    modem ARRIS NÃO TÊM Nº DE HOMOLOGAÇÃO, com isso supõe que os mesmos podem apresentar defeitos e falhas técnicas uma vez que o nº de homologação é de 2014 porém NÃO aparece na base de dados. 0775-14-5046 (dec.ant.queim.), 0775-14-5046, 0546-14-4704 e modem SEM nº de homologação.

    15/08/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Em Tratamento
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL
    DETALHAMENTO
    Foi iniciado o tratamento da solicitação pela ANATEL

    15/08/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Reclassificada
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    JUSTIFICATIVA
    Solicitação Reclassificada
    DE: Reclamação – Serviços da Anatel – Atuação Anatel – Outros
    PARA: Denúncia – Certificação – Certificação / homologação de produto (fabricação, comercialização ou utilização) – Outros

    15/08/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Reencaminhada
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    JUSTIFICATIVA
    Solicitação Reencaminhada de RCRC – Gerência de Canais de Relacionamento com os Consumidores para GR07FI2-Processo de Fiscalização 2
    Texto da Justificativa: Encaminhado para área responsável conforme manual.

    15/08/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Aberta
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    DETALHAMENTO
    Solicitação Aberta após reencaminhamento
    Novo prazo para resposta: 11/02/2024

    30/10/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Em Tratamento
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    DETALHAMENTO
    Foi iniciado o tratamento da solicitação pela ANATEL

    30/10/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Reencaminhada
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    JUSTIFICATIVA
    Solicitação Reencaminhada de GR07FI2 – Processo de Fiscalização 2 para ORCN-Gerência de Certificação e Numeração
    Texto da Justificativa: reclamação sobre não manutenção de obrigações ´pos certificação

    30/10/2023

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Aberta
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    ANATEL

    DETALHAMENTO
    Solicitação Aberta após reencaminhamento
    Novo prazo para resposta: 27/04/2024

    07/03/2024

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    Solicitação Em Tratamento
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    Foi iniciado o tratamento da solicitação pela ANATEL

    07/03/2024

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    ANATEL

    DETALHAMENTO
    Prezado Senhor,

    O sistema de certificação e homologação da Anatel está passando por manutenção corretiva, o que importa na sua indisponibilidade temporária.

    Os modens para tv a cabo devem atender aos requisitos de segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética, dispostos, respectivamente, nos Atos da Anatel nº 17.087, de 19 de dezembro de 2022, e 1.120, de 19 de fevereiro de 2018 (ambos disponíveis em https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/certificacao-de-produtos/requisitos-tecnicos-para-certificacoes).

    Há diversos modens homologados pela Agência e se faz necessário que V. Sa. apresente as especificidades do modelo (preferencialmente registro fotográfico dos selos de identificação do equipamento) para avaliação da Anatel quanto à homologação.

    Quanto aos supostos danos causados a aparelhos do cliente, para uma atuação da Anatel nesse sentido é necessário que fique comprovado o nexo de causalidade entre o efetivo dano causado e a ausência de cumprimento de requisitos da avaliação da conformidade expedido por este órgão regulador.

    De outra forma, não havendo o dano relação com os requisitos de avaliação da conformidade da Anatel, o assunto deve ser dirimido junto aos órgãos de defesa do consumidor ou no âmbito judicial.

    Colocamo-nos a disposição para esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários.

    Atenciosamente
    Agência Nacional de Telecomunicações

    07/03/2024

    SITUAÇÃO/PEDIDO
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    CHRISTIANO

    DETALHAMENTO
    Boa tarde!
    Nobre ANATEL nos anexos TÊM fotos dos equipamentos que teoricamente os decodificadores são do ano de 2014 e 2015 segundo número de homologação que NÃO aparece na base de dados da ANATEL.
    Já o modem NÃO aparece nenhum número de homologação em seu corpo como pode ser visto nas fotos anexadas.

    Então verifique as imagens e se quiser os equipamentos estão a disposição para pericia onde a Claro já tentou retirar para sumir com as provas de inregularidade.
    Novo prazo para resposta: 12/03/2024

    13/03/2024

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Não Respondida
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    DETALHAMENTO
    O prazo para a resposta da ANATEL venceu

    SITUAÇÃO/PEDIDO
    Solicitação Não Respondida
    RESPONSÁVEL PELA AÇÃO
    ANATEL

    A RECLAMAÇÃO FOI CONCLUIDA SEM UMNA RESPOSTA.

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