ConectarAGRO trabalha em um Indicador de Conectividade Rural

Foto: Divulgação

O programa ConectarAGRO, desde seu lançamento, tem uma meta principal: a promoção da conectividade banda larga 4G ao campo. Em seu primeiro ano de atuação, o objetivo era disponibilizar a conectividade em cinco milhões de hectares e o resultado foi a conexão de cinco milhões e 100 mil hectares.

Usando a faixa de 700MHz, faixa de espectro que permite a cobertura com melhor relação entre abrangência e capacidade, agora o trabalho continua para definição de novas metas. 

Atualmente, a ConectarAGRO dedica-se também a projetos de levantamento de dados, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Como anunciado na Futurecom 2023, o programa trabalha agora em um Indicador de Conectividade Rural para apresentar um novo número referente à extensão atualizada da cobertura de conectividade.

Notícias relacionadas

Todos os esforços se direcionam a um objetivo que parece essencial: o desenvolvimento de todo um ecossistema funcional, já que, na percepção da entidade, não faltam somente investimentos em infraestrutura, o que quase sempre aparece como a resposta mais direta. 

Por agora, a prioridade estratégica da instituição é, segundo a presidente da ConectarAGRO, Ana Helena de Andrade, "o estímulo de políticas públicas que acelerem o acesso a conectividade por agricultores de pequena e média escala assim como a demonstração dos impactos da agricultura digital no aumento produtividade de modo a suportar as decisões de investimento".

Além disso, o projeto reforça a importância do pilar educacional e a presidente reforçou seu interesse em cultivar o dever de educar os produtores rurais para o uso da tecnologia para que se possa aproveitar ao máximo a disponibilidade do acesso à internet por parte das comunidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!