Furukawa esquenta concorrência por fibra 'invisível' no Brasil

Foto: Pixabay

A fabricante de cabos e equipamentos ópticos Furukawa iniciou neste mês de setembro a produção no Brasil de uma fibra "invisível" e flexível para instalações de baixo impacto visual. O segmento é tido como relevante pela empresa – que também questionou atributos de ofertas similares de concorrentes.

Durante encontro com a imprensa realizado nesta segunda-feira, 26, no Furukawa Summit 2022, o presidente e CEO da fornecedora na América Latina, Foad Shaikhzadeh, revelou que a planta da Furukawa em Curitiba terá capacidade de produção mensal de 30 mil kits da fibra – batizada de Invisilight pela empresa.

A fabricação local ocorre junto ao início da produção do recurso em outra fábrica da Furukawa, localizada no Marrocos. A expansão ocorre no momento em que mercados como os Estados Unidos estariam comprando o recurso em volumes os quais a fornecedora não tem dado conta, de acordo com Shaikhzadeh.

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No Brasil, a empresa ainda não havia identificado demanda forte para o produto – até ver a movimentação recente de concorrentes em torno do chamado fiber-to-the-room (FTTR). Sem citar nominalmente rivais – mas em uma alusão clara à Huawei -, o comando da Furukawa fez questão de apontar diferenças entre as tecnologias ofertadas.

Entre os aspectos listados estariam a dispensa de equipamento especial para a instalação da fibra, a possibilidade de combinar a implementação com equipamentos de casa do cliente (CPEs) de qualquer fornecedor e o caráter pré-conectorizado dos kits. A Furukawa argumenta que o preço da solução também seria uma vantagem da empresa – que afirma ter comercializado globalmente o recurso em volume maior que a concorrente.

No Brasil, a intenção da multinacional japonesa é disponibilizar a fibra invisível para projetos residenciais e também corporativos de clientes. Na Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, localizada em Curitiba, a implementação de solução do gênero já foi realizada. Vale lembrar que no caso da Huawei, a solução de FTTR lançada em junho no Brasil tem a Oi como primeira grande cliente. (O jornalista viajou para Atibaia a convite da Furukawa).

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