Oi avalia alternativas para venda da base de clientes; Citigroup e BTG serão assessores

Foto: Divulgação/Oi

Em fato relevante divulgado na noite desta quarta-feira, 25, a Oi anunciou que está avaliando "alternativas estratégicas para monetização" da sua base de clientes (a UPI ClientCo), composta pela operação de banda larga via fibra ótica dos segmentos varejo e empresarial.

Para tal, o conselho de administração da operadora aprovou a contratação do Citigroup como assessor financeiro líder da avaliação, enquanto o BTG Pactual foi escolhido como co-advisor. Segundo a Oi, o processo estaria "em linha com o objetivo da Companhia de desenvolver opções para seu Plano de Recuperação Judicial, a ser votado em Assembleia Geral de Credores".

Em maio, ao divulgar a análise do Laudo Econômico-financeiro elaborado pela consultoria EY como parte da avaliação do Plano de Recuperação Judicial, a Oi projetou para a ClientCo uma expectativa de venda de 40% da UPI por R$ 4,8 bilhões, mas em 2025, e não agora. Ou seja, a unidade de clientes de fibra valeria R$ 12 bilhõesConsiderando que a própria Oi espera ter 6,6 milhões de clientes de fibra em 2025isso significa que a empresa está avaliando cada assinante seu em R$ 1,8 mil. A receita média por cliente de banda larga projetada pela Oi para 2025 é de R$ 103, segundo a análise dos dados do Laudo da EY.

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Curiosamente, o braço de análise do BTG Pactual na ocasião considerou os valores superestimados. "A companhia espera levantar R$ 4,8 bilhões com a venda de 40% de participação, implicando em uma avaliação de R$ 12 bilhões pelo ativo, o que também é exagerado, na nossa visão", disse o banco na ocasião.

A base de clientes é um dos ativos remanescentes da operadora, que ainda ao longo de sua primeira recuperação judicial desinvestiu a operação de telefonia móvel (para o trio de operadoras nacionais), torres, data centers e o controle da rede de fibra óptica – neste caso para o próprio BTG Pactual, que hoje controla a V.tal com a Oi como acionista minoritária.

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