Rede neutra da Telefónica e KKR compra fibra óptica da Entel no Chile

Empresa de redes neutras detida pelo fundo norte-americano KKR (60%) e a Telefónica (40%) no Chile, a OnNet Fibra adquiriu o negócio de fibra óptica da gigante local Entel por US$ 358 milhões – ou cerca de R$ 1,9 bilhão, na cotação atual.

O acordo envolve 1,2 milhão de casas passadas (HPs) com fibra em território chileno. Ao vender os ativos, a Entel também celebrou contrato para seguir prestando serviços de banda larga ao consumidor final a partir da rede atacadista da compradora.

Caso a operação seja aprovada pelas autoridades, a OnNet deverá chegar a 3,9 milhões de HPs no Chile; as partes projetam a conclusão do negócio no primeiro semestre de 2023. A meta da empresa que tem a dona da Vivo como sócia é alcançar 4,3 milhões de HPs com fibra até 2024.

Notícias relacionadas

Antiga estatal chilena de telecomunicações e empresa líder do mercado móvel no país, a Entel ainda tem ativos de fibra óptica no Peru, onde segue buscando "alternativas" para o negócio. Empresa de porte relevante a tomar a decisão de alienar a infraestrutura e apostar nas redes neutras, a operadora estava recebendo propostas para os ativos de fibra no Chile desde março, com auxílio do BNP Paribas.

Modelo

Assim como a OnNet ao lado do KKR no Chile, no Brasil a Telefónica também tem uma joint-venture com sócio estratégico (no caso, o fundo canadense CDPQ) para redes de fibra óptica: a FiBrasil, que tem meta de 5 milhões de HPs até o final de 2022 e apetite por aquisições.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!