Redes neutras, torres da Oi e 5G no interior: os destaques da semana no TELETIME

A liberação do 3,5 GHz para ativação do 5G em mais de 300 novos municípios, o futuro das torres da Oi em negociação com a Highline e movimentações em torno das redes neutras de fibra óptica foram algumas das principais notícias do mercado de telecomunicações ao longo da semana pós-Carnaval (de 22 a 24 de fevereiro). Confira os destaques:

Equilíbrio

TELETIME trouxe uma entrevista exclusiva com o CEO da Obvious, Gonzalo Fernandez Castro, com um balanço sobre os primeiros dez meses de atuação da operadora – que tem proposta 100% digital a partir da infraestrutura de redes neutras. O executivo apontou que o modelo muda o jogo para novos players na banda larga, mas também reconheceu desafios.

Notícias relacionadas

Na semana, a Telefónica também divulgou balanço sobre o uso da rede neutra da FiBrasil ao fim de 2022 – quando 3,3 milhões de casas passadas (HPs) com fibra estavam sendo utilizadas na oferta de banda larga da Vivo. A FiBrasil também reportou 4,6 milhões de HPs implantadas.

Torres da Oi

A Anatel concedeu a anuência prévia para a Oi vender torres da operação fixa para a Highline, em movimento que atraiu atenção dos leitores da TELETIME ao longo da semana.

O sinal verde, contudo, veio com condicionantes importantes: entre elas, a de que ao menos a parte do valor total da venda pela Oi deverá ficar retida em conta bancária até que o Tribunal de Contas da União decida sobre como devem ser utilizados recursos advindos da venda de ativos considerados como bens reversíveis na concessão.

Telefonia fixa e a Oi. Foto: Pixabay/TELETIME

3,5 GHz

A Anatel liberou a faixa de 3,5 GHz para ativação de serviços 5G em mais 347 cidades, incluindo 22 com mais de 200 mil habitantes e 177, com menos de 30 mil. Agora, cabe às operadoras definir quando os serviços de quinta geração serão ativados nos locais, seguindo os prazos limite definidos em edital.

Dessa forma, o 3,5 GHz está disponível em 487 municípios. No Brasil, quase 8 mil antenas operando na faixa já foram ativadas.

Desastre no litoral

A resposta das operadoras, do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel durante a tragédia causada pelas chuvas no litoral de São Paulo foi um dos temas que mobilizou a semana. Um esforço para restabelecer a comunicação nos locais afetados foi empreendido pelo governo e empresas.

São Sebastião (SP), 22/02/2023, Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy após tempestades no litoral norte de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

OneWeb

A OneWeb vai inaugurar o primeiro teleporto da empresa no Brasil, em parceria com a Telespazio. A estrutura ficará em Maricá (RJ) e funcionará para dar apoio à constelação de satélites de órbita baixa (LEO) da companhia. Confira a matéria de TELETIME sobre o tema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!