FiBrasil encerrou 2022 com 3,3 milhões de HPs usadas pela Vivo

A operadora de redes neutras FiBrasil encerrou 2022 com 3,3 milhões de casas passadas (HPs) por redes de fibra óptica utilizadas pela Vivo. O montante representa a adição de 1,3 milhão de HPs ao longo do ano passado.

As parciais foram compartilhadas pela Telefónica, que detém 50% da FiBrasil através da Vivo e da Telefónica Infra (os outros 50% são dos canadenses do CDPQ). Ao TELETIME, a própria FiBrasil explicou que os 3,3 milhões correspondem apenas às HPs comercializáveis pela Vivo até dezembro.

Já a totalidade de HPs "implantadas" pela empresa ao fim de 2022 já seriam 4,6 milhões. O montante inclui casas passadas ainda na esteira de lançamento, sendo que uma parte foi lançada ainda em janeiro e outra em fevereiro, com o restante previsto para os próximos meses (nestes casos, a Vivo ainda deverá instalar backbone e testar interconexão, entre outros trâmites anteriores à operação).

Notícias relacionadas

Financiamento

Em balanço divulgado pela Telefónica nesta quinta-feira, 23, contratos da FiBrasil com Sky e Vero também foram mencionados pela matriz, bem como um financiamento de 61 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões) obtido pela Telefónica para projetos da FiBrasil.

A FiBrasil iniciou operações em julho de 2021 com cerca de 1,6 milhão de HPs herdadas da Vivo. A empresa entrou em 2022 com 2 milhões de lares passados, atingindo 2,5 milhões na metade do ano. A meta de HPs da FiBrasil é de 6 milhões até 2024.

Ao longo da sua trajetória, a empresa também adquiriu a antiga Phoenix Fibra e negociou a aquisição de redes da Vero.

Consolidação

Na semana passada, o comando da Vivo defendeu uma consolidação do mercado brasileiro de fibra óptica. O racional de players pressionados por fatores como inflação de custos e juros altos foi ecoado pelo COO da Telefónica, Ángel Vilá, durante teleconferência de resultados da espanhola.

Segundo o executivo, a convergência estaria resultando em potencial para consolidação de mercado do FTTH em "várias geografias" e oportunidades na maioria dos mercados em que a empresa atua.

No mercado brasileiro, a Telefónica reportou 23,3 milhões de HPs a disposição da Vivo em dezembro, através de diferentes modelos de deployment. O universo tornaria a empresa líder em FTTH na América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!