Anatel já contabiliza quase 8 mil antenas 5G em 3,5 GHz licenciadas

Foto: Pixabay.com

As operadoras Claro, TIM e Vivo se adiantaram ao cronograma e a Anatel já contabiliza mais estações radiobase (ERBs) licenciadas e em operação do que o previsto no edital do leilão do 5G para a fase atual, considerando o prazo de atendimento nas capitais. Contudo, existe uma preocupação na agência de que esse ritmo não seja continuado ao chegar nas localidades menores.

O edital obriga a instalação de 71.805 estações (somando 5G e 4G), mas a agência já contabiliza 87.902 ERBs licenciadas no País. Nesta etapa atual, apenas as capitais estão com obrigação de ativação na faixa de 3,5 GHz, e somente em 2025 que as operadoras terão de cumprir a meta de atender municípios acima de 500 mil habitantes.

Considerando apenas o 5G em 3,5 GHz, são 7.959 estações já em operação, distribuídas conforme ilustrado abaixo nos dados da agência: 

Notícias relacionadas
Distribuição das ERBs 5G por estados e DF. Fonte: Anatel
Distribuição de ERBs 5G em 3,5 GHz por operadora. Fonte: Anatel

O número se refere apenas às antenas de 3,5 GHz. A Conexis, que reúne as três grandes operadoras, contabiliza mais ERBs em 5G, considerando outras frequências.

Preocupações

Ainda assim, a Anatel está preocupada que este ritmo inicial das prestadoras não continue nas cidades menores, segundo apurou TELETIME. A opinião também é de que as empresas poderiam estar ativando ERBs em mais municípios, lembrando que há ainda obrigações de adensamento de antenas nas capitais até o dia 31 de julho deste ano, por exemplo. 

Ainda chegará a vez das prestadoras de pequeno porte (PPPs). Algumas dessas empresas vencedoras do leilão do 5G ainda não teriam começado a montar a rede. Contudo, as obrigações dos blocos regionais das PPPs variam conforme o tamanho da cidade – nenhuma delas é capital e, por isso, apenas a partir de 2025 ou 2026 é que terão de cumprir o cronograma da Anatel.

Os compromissos do leilão do 5G podem ser acessados no site da agência clicando aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!