Anatel, MCom e teles correm para oferecer sinal de celular e Internet no litoral de SP

São Sebastião (SP), 22/02/2023, Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy após tempestades no litoral norte de São Paulo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Ministério das Comunicações e Anatel reuniram as grandes operadoras e associações representantes de prestadoras de pequeno porte (PPPs) para uma reunião de emergência nesta quarta-feira, 22. O objetivo foi o de reestabelecer a comunicação nos locais afetados pelas fortes chuvas que provocaram deslizamentos de terra no litoral de São Paulo, sobretudo em São Sebastião, nos últimos dias. 

Segundo a Anatel e o Ministério, apenas a Oi não tem infraestrutura na região. Claro, TIM e Vivo, estavam presentes na teleconferência juntos com Abrint e TelComp, entre outros. As operadoras que atuam em São Sebastião estão com até 6% das redes afetadas, ainda de acordo com a agência. 

Muitos postes foram derrubados, e por isso os técnicos têm efetuado o conserto da rede mantendo exposto o cabeamento de fibra óptica aérea por não haver infraestrutura adequada. Além disso, como as estradas foram bloqueadas ou ficaram intransitáveis, os trabalhos para a manutenção das redes danificadas também ficaram comprometidas. Em algumas localidades, o acesso só é possível pelo mar. 

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Segundo a Abrint, todas as associações relataram dificuldade de acesso aos locais, pontos sem energia elétrica, postes danificados ou destruídos. "Alguns provedores, de forma emergencial, passaram os cabos de fibra ótica pelo chão, sem os postes, para restabelecer os acessos à população. Outros provedores liberaram acesso gratuito em locais como praças e pontos críticos para ajudar a  população a se comunicar. Todos estão arrecadando donativos (alimentos, água, colchão, agasalhos) para a população atingida." A associação relata que 12 das 25 PPPs da região entraram em contato – o restante está incomunicável. Mais de 2 mil usuários foram impactados.

"A gente está vendo o quanto o nosso setor e os serviços ofertados por eles são importantes na vida das pessoas e, num momento como esse, fazem a diferença para salvar vidas. É um momento delicado em que muitas famílias perderam vidas e ainda estão procurando pessoas", afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. O ministro afirmou estar em contato com os chefes dos Ministérios de Portos e Aeroportos (Márcio França) e de Minas e Energia (Alexandre Silveira) para que se consiga acesso às regiões e reestabelecimento de eletricidade. 

Em posicionamento enviado à imprensa, a Claro afirmou:

A Claro informa que a sua rede está funcionando próximo da normalidade no Litoral Norte de São Paulo, sendo que opera com mais de 95% de seus sites. Novos casos específicos estão sendo tratados pontualmente.

A empresa esclarece que os seus clientes podem ter tido dificuldades para acessar os serviços, por conta de rompimento de fibra, ocasionada por quedas de árvores, e também pela falta de energia, causada pelas fortes chuvas na região. A empresa ressalta que, mesmo com acesso limitado em alguns locais interditados, esteve e está em contato com a companhia de energia elétrica e com equipes técnicas atuando para que os serviços fossem restabelecidos no menor tempo possível.

A Claro se solidariza com a população atingida pelas fortes chuvas na região. A operadora irá conceder um bônus gratuito de internet móvel para todos os clientes da região, inclusive para linhas pré-pagas ativas e sem crédito no momento. O bônus tem validade de 7 dias e oferece 5GB, que pode ser utilizado também em aplicativos de mensagem, buscando auxiliar nas comunicações emergenciais necessárias nesse momento."

Nesta quinta-feira, 23, a TIM também enviou um posicionamento sobre as ações no litoral paulista:

TIM informa que restabeleceu integralmente os serviços de dados e voz nas cidades do litoral norte de SP. Os sites próprios já estão quase todos operantes, somando mais de 400 antenas em toda a região. Além disso, a TIM promoveu a abertura do roaming entre operadoras para compartilhamento de acesso. Técnicos da empresa seguem em campo fazendo todo o atendimento necessário.

Resgate

Ao longo do final de semana, a Anatel enviou servidores e equipamentos, em parceria com a Defesa Civil, para tentar localizar vítimas por meio de sinais de celular ou outros aparelhos eletrônicos. Nas operações, foram usadas antenas de alto ganho, radiocomunicadores e drones, entre outros equipamentos. 

A agência também enviou avisos de alerta por SMS, WhatsApp e por banner na TV por assinatura. Foram 125 alertas que resultaram em mais de 10,7 milhões de notificações somente por SMS. Porém, houve limitações, conforme pontuou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri. "Como esse cadastro depende da população, estamos estudando um sistema similar ao que é utilizado nos Estados Unidos, em que todos os celulares ativos numa região de perigo recebem o alerta, de forma obrigatória, na tela do aparelho", disse ele em comunicado.

Durante a reunião, também foi levantada a proposta de se estabelecer um protocolo emergencial de caráter permanente para o setor de telecomunicações. Porém, não foram dados maiores detalhes sobre como será esse protocolo e nem se já estaria disponível de imediato.

WiFi 

Na terça, 21, a Telebras e o MCom enviaram dez antenas portáteis para estabelecer acesso à Internet via WiFi por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação. O equipamento tem bateria e funciona por até oito horas sem energia. 

Além disso, as operadoras estão mantendo pontos de acesso WiFi abertos nas regiões atingidas, "principalmente às autoridades locais, voluntários e vítimas nos pontos de apoio e abrigos". Em São Sebastião, as seguintes localidades contam com o serviço:

– EM Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Av. Prof. José Machado Rosa, 899 – Topolândia)
– Instituto Verde Escola (Av. Marginal, 44 – Praia Barra do Sahy)
– EM Prof. Antonio Luiz Monteiro (Estr. do Cascalho, 1409 – Boiçucanga)
– Av. Benedito Izidoro de Moraes, 538 – Juquehy
– Travessa Pinheiros, 66 – Juquehy (também é ponto de distribuição de cestas básicas, água e produtos de higiene pessoal)

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