A Ouvidoria da Anatel realizará uma pesquisa para aferir o nível de satisfação e efetividade dos serviços prestados pela Agência ao público em geral e às empresas reguladas.
A pesquisa, referente ao segundo semestre de 2023, já foi elaborada anteriormente e a próxima coleta de dados deve ocorrer em fevereiro de 2024. Os resultados serão públicos e subsidiarão a própria Anatel para o aprimoramento dos seus serviços.
A pesquisa é uma medida de transparência exigida dos órgãos públicos por determinação do Decreto 6.932/2009 e do Decreto 9.094/2017. Trata-se de uma manifestação oficial do órgão à sociedade sobre os serviços prestados.
Na Anatel, os serviços prestados são divididos em quatro conjuntos: 1) Outorga; 2) Certificação/homologação; 3) Soluções de Competição; 4) Atendimento ao consumidor.
São, em essência, os serviços prestados pela Agência sob demanda dos usuários ou das operadoras. A expectativa da Ouvidoria é que, com a continuidade das pesquisas, seja possível fornecer à Anatel as ferramentas para avaliar os processos e canais de interação para que os serviços da Agência para a sociedade alcancem cada vez mais a efetividade.
(Com informações da Agência Nacional de Telecomunicações)