Sem acordo formal, MCom anuncia conexão via satélite da Starlink em escola no Amazonas

Cobertura em Manaus e arredores foi disponibilizada pela Starlink

Quatro meses após manifestação do governo em favor de parceria com a operadora de Internet via satélite Starlink, o Ministério das Comunicações (MCom) anunciou nesta quinta-feira, 22, uma escola na Amazônia equipada com o serviço.

A instituição escolhida fica em Careiro da Várzea (AM), a 25 km de Manaus, conforme anúncio realizado no Twitter pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Presidente e COO da SpaceX (dona da Starlink), Gwynne Shotwell participou presencialmente do lançamento, ao passo que o fundador da companhia, Elon Musk, teve participação remota.

Segundo apurou TELETIME, a ativação ocorreu na forma de uma doação de Musk. Em maio, um acordo para a constelação de satélites de baixa órbita (LEO) conectar a Amazônia chegou a ser anunciado em encontro do bilionário com Jair Bolsonaro, mas não há notícia de que convênio formal tenha sido firmado desde então. Em agosto, Faria manifestou expectativa que a constelação participasse de licitação para fornecer o serviço.

Notícias relacionadas

Na maior parte da Amazônia, a previsão oficial de cobertura pela Starlink é no primeiro trimestre de 2023. Nesta quinta-feira, a cidade de Manaus e arredores passaram a constar como áreas comercialmente atendidas pelo serviço. Na última quarta-feira – quando TELETIME publicou análise sobre a performance da Starlink no Brasil -, o serviço ainda não estava disponível na região.

Não existe, até o momento, nenhum processo aberto no Ministério das Comunicações envolvendo qualquer tipo de parceria, contratação ou convênio com a Starlink, mostra o sistema SEI do ministério. O MCom foi questionado sobre a evolução das negociações formais com a Starlink e uma resposta da pasta será incluída neste texto assim que disponibilizada. Hoje, o governo federal utiliza tecnologia satelital para conectividade no âmbito do Wi-Fi Brasil (antigo Gesac), utilizando o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), explorado por Viasat e Telebras, por meio do qual atende a 15 mil pontos, ainda que com velocidades menores do que as oferecidas pela Starlink.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!