Starlink supera concorrentes de Internet via satélite no Brasil, aponta Ookla

Antena da Starlink. Divulgação

Constelação de satélites de baixa órbita (LEO) da SpaceX, a Starlink ofereceu no Brasil o serviço de banda larga via satélite mais consistente da América do Sul durante o segundo trimestre, apontou novo relatório da Ookla baseado em dados do medidor de velocidades Speedtest.

O levantamento comparou a performance da oferta com outras operadoras de Internet via satélite da região e de demais continentes onde o serviço está disponível. No Brasil, a Starlink obteve velocidade de download média de 128,38 Mbps no segundo trimestre (a maior para a empresa dentre entre os mercados avaliados), com velocidade de upload de 26,06 Mbps e latência de 38 milissegundos (ms). Vale destacar que a empresa está no início da operação e a pequena quantidade de usuários contribui para performances melhores.

Além de desbancar a performance da própria Starlink no Chile, onde o serviço também é ofertado na América do Sul, as concorrentes no mercado brasileiro Viasat e HughesNet também foram superadas, de acordo com a Ookla. Enquanto a Viasat marcou 48,20 Mbps em velocidade de download, 1,06 Mbps de upload e 623 ms de latência no Brasil, a HughesNet obteve 7,71 Mbps, 1,90 Mbps e 752 ms nos mesmos indicadores.

Notícias relacionadas

A comparadora também colocou a performance das satelitais lado a lado com a média das prestadoras de banda larga brasileiras, independente da tecnologia. A velocidade de download nacional (92,81 Mbps) ficou atrás da obtida pela Starlink no trimestre, mas a velocidade de upload (49,62 Mbps) e a latência (6 ms) médias do País ainda estão bem acima das satelitais. No caso do indicador da latência, quanto menor, melhor.

Por enquanto, a cobertura da Starlink no Brasil é parcial; segundo o site da empresa, entre o quarto trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023, o País deve ser completamente atendido pelo serviço.

Fonte: Ookla

Mundo

A velocidade de download de 128,38 Mbps da Starlink no Brasil durante o segundo trimestre foi a melhor para um país dentre os mercados avaliados no relatório da Ookla. Na Europa, velocidades similares foram apontadas em Portugal e Holanda (123,01 e 122,43 Mbps, na ordem), enquanto a Nova Zelândia liderou a Oceania com 102,76 Mbps.

Já na América do Norte, o melhor resultado para a Starlink veio de Porto Rico (112,22 Mbps), enquanto nos Estados Unidos, a velocidade média de download ficou em 62,53 Mbps – o que pode ser reflexo de um maior número de usuários no país. "Embora algumas velocidades tenham mostrado sinais de desaceleração desde seus lançamentos iniciais, a recém-anunciada parceria da T-Mobile com a Starlink pode estender o benefício das conexões via satélite para o mercado móvel", projetou a Ookla, no levantamento. 

Em paralelo, concorrentes da empresa de Elon Musk também estão fazendo movimentos para explorar o mercado de banda larga, nota a empresa. Entre eles, a Eutelsat e a OneWeb (que estão combinando operações), a Project Kuiper da Amazon e a própria Viasat, através do lançamento da frota Viasat-3. A HughesNet também ganhará o reforço do satélite de alta capacidade Jupiter 3 em 2023.

3 COMENTÁRIOS

  1. Coloquei essa internet da Starlink na fazenda onde não chegava outro meio de internet, achei o máximo e top de linha uma tecnologia fora do normal esse Elon Musk é fora do normal. Ta de parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!