Eutelsat confirma negociações para fusão com OneWeb

Simon Lambert/Divulgação Eutelsat

A operadora de satélites Eutelsat confirmou nesta segunda-feira, 25, que negociações estão em curso para uma possível fusão com a constelação de satélites de baixa órbita (LEO) OneWeb, na qual é uma das principais acionistas.

Em comunicado no qual atestou a veracidade dos "rumores de mercado", a empresa francesa apontou que está engajada em discussões com os outros acionistas da operadora entrante. Além da Eutelsat (que detém 23% do negócio), os demais investidores da constelação incluem o governo britânico, o grupo indiano Bharti, a Hughes e o SoftBank.

De acordo com os termos em discussão, os atuais acionistas da Eutelsat e da OneWeb deteriam 50% cada das ações do grupo combinado. O negócio seria estruturado a partir do repasse, pelos sócios da OneWeb, de participação na empresa para a Eutelsat, em troca de ações recém-emitidas do grupo francês.

Notícias relacionadas

Para a tradicional operadora de satélites, a combinação das duas operações seria um passo "lógico" e resultaria em "um líder global em conectividade, com atividades GEO [geoestacionária]/LEO complementares" e pioneirismo na oferta integrada de serviços de satélite multi-órbita.

"[A joint-venture] estaria em uma posição única para atender a um crescente mercado de conectividade por satélite de aproximadamente US$ 16 bilhões (2030). A OneWeb é uma das duas únicas redes LEO globais e experimentou um forte impulso nos últimos meses, com o serviço previsto para ser totalmente implantado em 2023", apontou a Eutelsat.

Recentemente, a OneWeb anunciou a obtenção de licenças para operação no Brasil durante 15 anos. O sistema de satélites LEO da empresa prevê uma constelação de até 774 artefatos. Em abril, a empresa reportava 428 dos satélites em órbita.

Evento

Nos próximos dias 1 e 2 de setembro acontece no Rio de Janeiro o Congresso Latinoamericano de Satélites, com presença confirmada de representantes das principais empresas de satélite, incluindo OneWeb e Eutelsat. O evento discute as novas estratégias e tendências do mercado, inclusive a integração de sistemas baseados em constelações LEO, como é o caso de empresas como Starlink e OneWeb, e empresas operadoras de plataformas geoestacionárias, como a Eutelsat. Mais informações sobre o evento pelo site www.satelitesbrasil.com.br . O evento é organizado pela TELETIME.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!