Governo indica substitutos para Conselho da Anatel; Camarate abre a lista

Cristiana Camarate. Foto: UIT

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva finalmente assinou decreto com a lista tríplice de substituição para vagas em aberto no Conselho Diretor da Anatel. Atual superintendente de relações com consumidores da agência, Cristiana Camarate é a primeira substituta. A relação foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 24.

O segundo nome é o do superintendente de administração e finanças da Anatel, Daniel Martins Albuquerque, enquanto o superintendente de outorgas e recursos à prestação, Vinicius Caram, fica com a terceira vaga de substituição no Conselho. Os substitutos podem atuar pelo período máximo de 180 dias, sucedendo-se na ordem da lista tríplice.

As escolhas derivam de relação com nove nomes apontados ainda em novembro pela Anatel para substituição no colegiado. Na ocasião, representantes da agência também defenderam que a representatividade do gênero feminino fosse uma das questões levadas em conta.

Notícias relacionadas

Formado por cinco membros, o conselho diretor da Anatel está com vaga aberta desde novembro de 2023, quando da saída do ex-conselheiro Moisés Moreira. O superintendente da agência para gestão interna da informação, Raphael Garcia, tem ocupado o cargo de conselheiro substituto por ser aquele com mais tempo no exercício da função entre os superintendentes da reguladora, mas deve ceder lugar agora à Cristiana Camarate.

Nome definitivo

Nesta última terça-feira, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, indicou ainda não haver entendimento entre governo e Senado para a indicação de um nome definitivo para composição do Conselho Diretor.

Vale lembrar que além da vaga aberta desde 2023, o conselheiro Artur Coimbra tem mandato que se encerra neste ano (em novembro). Já o presidente da agência, Carlos Baigorri, tem mandato cuja extensão está sendo avaliada pelo Tribunal de Contas da União (TCU); há hipótese dele deixar a agência em 2024, embora o relator do processo defenda mandato até 2025.

Os substitutos

Confira abaixo o currículos dos três substitutos para o Conselho Diretor da Anatel, conforme lista tríplice:

  • Primeira substituta: Cristiana Camarate Silveira Martins Leão Quinalia – Superintendente de Relações com Consumidores. Graduada pela Faculdade de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília e master en Derecho de la Empresa pela Fundación CIFF – Centro Internacional de Formación Financiera (Universidad de Alcalá/Espanha). É servidora de carreira da Anatel desde 2007. Vice-coordenadora da Comissão Brasileira de Comunicação 4 – Desenvolvimento das Telecomunicações desde 2012. Na Anatel, já foi Gerente de Tratamento de Solicitações de Consumidores (2020-2022), assessora na Superintendência de Relação com Consumidores (2017-2020), coordenadora e gerente substituta na Gerência de Interações Institucionais, Satisfação e Educação para o Consumo (2017-2013). Atuou, ainda, na Gerência de Planejamento da Superintendência de Universalização (2011-2013) e na Gerência de Outorga da Superintendência de Serviços Privados (2007-2011).
  • Segundo substituto: Daniel Martins D´Albuquerque – Superintendente de Administração e Finanças. Graduado em Relações Internacionais e especialista em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (UniCeub). Servidor de carreira da Anatel desde 2007, já ocupou os cargos de chefe do Gabinete da Presidência, superintendente-executivo e chefe da Assessoria de Relações Institucionais. Antes de ingressar na Anatel, atuou em relações institucionais na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e na Assessoria Parlamentar do Ministério da Defesa.
  • Terceiro substituto: Vinicius Oliveira Caram Guimarães – Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação. Mestre em Engenharia de Telecomunicações e pós-graduado em Gestão de Telecomunicações pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em Governança e Controle da Regulação pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Consultor de Redes de Telecomunicações entre 1998 e 2011. Professor em cursos de Engenharia Elétrica em universidades privadas de Brasília. Servidor da Agência desde 2011, tendo atuado na área de regulamentação, na área de Gestão de Infraestruturas Críticas e gerente de Controle de Obrigações de Qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!