Claro e Ericsson testam transmissão holográfica 5G durante show em SP

Staff Images/Divulgação

A Claro e a Ericsson realizaram neste último domingo, 20, uma ativação da tecnologia 5G que permitiu uma transmissão "holográfica" em tempo real durante show realizado no estádio Allianz Parque, em São Paulo. A rede foi operada na frequência de 3,5 GHz após autorização concedida pela Anatel.

Para a demonstração, a Ericsson instalou no estádio uma solução agregada de antena e rádio 5G com a tecnologia massive MIMO, além de triplicar a capacidade da rede comercial LTE-Advanced (4.5G) da Claro no interior do Allianz Parque por meio da agregação de quatro faixas de frequência. Segundo as empresas, taxas de downlink acima de 1 Gbps foram atingidas.

A partir da estrutura, um holograma em tempo real do músico Lucas Lima (integrante do grupo Família Lima) realizou performance para espectadores do espetáculo Led Zeppelin In Concert, apresentado pela Nova Orquestra. Lima se encontrava a 17 quilômetros de distância do estádio, em estúdio especial equipado com câmeras de mapeamento em 360 graus.

Notícias relacionadas

Em outro momento da apresentação, óculos de realidade virtual (VR) com streaming e conectados ao 5G foram oferecidos ao público, que pôde acompanhar a Nova Orquestra pela mesma perspectiva de seu maestro com ajuda de câmera especial de até 8K de resolução e filmagem também em 360 graus.

Com o leilão de espectro para a quinta geração de redes previsto para 2020, os principais players brasileiros de telecomunicações têm ampliado os esforços na experimentação 5G. Além da Claro, TIM, Oi e Algar anunciaram testes com a tecnologia nas últimas semanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!