TIM ativa 5G experimental em universidade de Campina Grande

Em parceria com o Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com equipamentos da Nokia, a TIM ativou uma rede 5G experimental dentro do campus da instituição de ensino paraibana.

Desta forma, a cidade de Campina Grande se torna a terceira do País a receber o TIM 5G Living Lab, depois de Florianópolis e Santa Rita do Sapucaí (MG). Utilizando licença específica da Anatel e habilitado a partir da rede "real" (comercial) da operadora, o sinal 5G deve beneficiar projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de software e automação.

Segundo a TIM, competências na área de programação desenvolvidas no ambiente universitário "serão cada vez mais relevantes na formação dos profissionais" que atuarão com elementos importantes para o 5G, como o mobile edge computing (MEC). Atualmente, o Virtus e a Nokia já vem atuando em soluções na área de computação na borda e IoT, com foco em diferentes domínios de aplicação, como educação e segurança.

Notícias relacionadas

Entre as demonstrações 5G realizadas no laboratório da TIM estão o uso de realidade virtual para atendimento de fisioterapia, inspeções e levantamentos remotos através de drones, um modelo de casa conectada e uma retroescavadeira controlada por tablet a partir da rede de quinta geração.

Além do esforços ao lado da academia e centros de pesquisa, a TIM também tem planos de uma rede experimental 5G no espaço Cubo Itaú, em São Paulo, e da oferta de degustações da tecnologia em lojas selecionadas da operadora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!