Algar realiza teste público de 5G com faixa de 3,5 GHz

A Algar Telecom se juntou nesta quinta-feira, 10, ao rol de operadoras que testam a tecnologia 5G. Aproveitando a ocasião dos 89 anos do Grupo Algar, a empresa está demonstrando a quinta geração em Uberlândia (MG) na faixa de 3,5 GHz – a tele obteve uma licença da Anatel para uso em caráter de teste e pesquisa científica. A rede, que utiliza equipamentos da Huawei, ficará disponível para experimentação aberta ao público por dez dias.

A Algar já tinha realizado em agosto os primeiros testes 5G em laboratório com cooperação da fornecedora chinesa e da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no qual foi possível medir velocidade da taxa de dados, latência de rede, consumo de energia e outras variáveis conforme situações de largura de banda e configuração de parâmetros de redes. Nessa etapa, a empresa atingiu 1.054 Mbps (ou seja, acima de 1 Gbps) em downlink e 114 Mbps em uplink. 

Especificamente na latência, um dos pontos mais importantes da tecnologia, o teste chegou a 6 ms, contra 15 ms no LTE-Advanced (4,5G) "em boas condições". Em comunicado, o diretor de operações e tecnologia da Algar, Luis Lima, explica: "Como as especificações da nova arquitetura do core de rede do 5G ainda estão em andamento, a tendência é que caia ainda mais, permitindo no futuro serviços de maior confiabilidade e baixa latência, como carros autônomos, controle de drones e robôs a distância". 

Notícias relacionadas

A companhia reitera, contudo, que, embora o serviço esteja em demonstração, a comercialização ainda dependerá do leilão das faixas para 5G. E isso é uma questão que tem ficado cada vez mais para o segundo semestre de 2020, pelo menos. O edital do leilão deverá ser analisado pela Anatel em cerca de 30 dias.

As demonstrações da Algar ficarão abertas ao público em Uberlândia até o dia 20 de outubro. Nelas, é possível experimentar o 5G utilizando o smartphone Huawei Mate 20X 5G para testes de velocidade e comparativos com 4G. A empresa disponibiliza ainda óculos de realidade virtual PICO NEO 6DoF All-in-one com jogos na nuvem. Os testes para o público estão sendo realizados no Espaço Ciranda, localizado no bairro Granja Marileusa. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!