Brisanet busca Anatel em impasse com fabricante de smartphones 5G

Foto: Pixabay

Preparando entrada no mercado móvel, a Brisanet está acionando a Anatel por conta de impasse com uma grande fabricante de smartphones. Segundo afirmou a operadora no TELETIME Tec, a empresa (não identificada) estaria condicionando a homologação de seus terminais da rede 5G standalone à aquisição de aparelhos, em um volume que representaria, segundo a Brisanet, uma parcela expressiva dos seus investimentos.

"Não é só colocar a rede no ar e funcionar, os fabricantes têm que fazer uma integração com cada um", explicou o CEO da Brisanet, José Roberto Nogueira, durante o evento promovido por TELETIME nesta terça-feira, 18. Tal parametrização estaria em fase final ao lado de três dos principais vendors de celulares, afirmou a empresa, que iniciou testes de rede móvel com projeção de operação comercial no meio de 2023.

Um quarto grande fabricante, contudo, estaria exigindo a aquisição de uma quantidade "astronômica" de aparelhos para a homologação. "Estamos levando a questão para a Anatel. Um celular homologado pela agência não pode ter fabricante exigindo que um operadora que está começando faça compra em percentual significativo do capex de redes".

Notícias relacionadas

"Não vamos ser vendedores de celular, nosso negócio é conectar pessoas", completou Nogueira, que espera resolução do tema em curto espaço de tempo com auxílio da reguladora. O problema envolve apenas a rede 5G standalone, não afetando a operação móvel no 4G na faixa de 2,3 GHz que está sendo ativada pela empresa.

Certa morosidade no relacionamento com as fabricantes também foi relatada pela Unifique. "É uma dificuldade e uma trabalheira bem grande com que a gente não contava. Temos um grupo de trabalho e uma agenda para retornos que eram para ser rápidos, mas que acabaram sendo lentos", afirmou o diretor de inovação da operadora, Jair Francisco. A empresa prepara rede móvel na região Sul, também com operação comercial prevista para os próximos meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!