Abranet também defende perfil técnico nas secretarias de transformação digital do MCTI

Foto: Pixabay

Em carta enviada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Associação Brasileira de Internet (Abranet) manifestou entender ser importante que as novas secretarias de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital e do Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da pasta tenham à frente dirigentes com formação e perfil técnicos, além de conhecimento prévio do funcionamento do Ministério.

Na carta, assinada por várias entidades do setor e endereçada à ministra Luciana Santos, foi destacado como positiva a mudança no organograma do Ministério para a instituição das novas secretarias. As entidades apontam ainda que a divisão "contribuirá para a eficiência e eficácia das atividades do MCTI na revitalização da estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação".

"O desenvolvimento do Brasil não pode prescindir do letramento científico, da educação tecnológica, do fomento à pesquisa aplicada na produção de bens e serviços de base tecnológica. Nesse momento, a missão maior do MCTI de elevar os patamares de emprego em Ciência e Tecnologia para gerar riqueza a partir inovação e transformação digital e socialização do conhecimento, passa a ser tarefa de todos nós", expressam as entidades na carta.

Notícias relacionadas

O documento enfatiza ainda o desejo das associações signatárias de que os novos secretários continuem trabalhando "de forma harmoniosa e produtiva com todos os setores do ecossistema digital que, desde já, buscam continuar somando aos esforços do fortalecimento da economia do Brasil a partir do engajamento do tríplice hélice composta por Estado, Empresas e Academia".

Além da Abranet, assinam a carta, Abes, Abimde, Abinee, ABPTI, Abradisti, Abranet, Acate, Anid, Anjos do Brasil, Brasscom, Federação Assespro e IBD. A Abes, inclusive, lançou carta semelhante no começo desta semana, destacando os mesmos pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!