Brasil apresenta prioridades para agenda de economia digital no G20

Representantes do governo federal apresentaram nesta quinta-feira, 1º de fevereiro, as prioridades da agenda do Brasil para o grupo de trabalho de Economia Digital do G20. As prioridades definidas pelo Brasil são: conectividade, inteligência artificial, integridade da informação e inclusão digital.

Durante a coletiva de imprensa que aconteceu na sede do G20 em Brasília, João Brant, secretario de políticas digitais da Secom/PR, destacou que a integridade da informação é um conjunto de iniciativas que visa combater a desinformação e garantir direitos. "É um tema novo do grupo de economia digital, mas que foi muito bem recebido devido a relevância do tema", afirmou.

Os produtos que devem ser apresentados pelo Brasil nesse tema são um documento de mapeamento de como os blocos regionais e países do G20 estão tratando o tema e outro propositivo, sobre os possíveis caminhos para necessários para cuidarmos do tema.

Notícias relacionadas

Renata Mielli, representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), explicou um pouco da agenda de inteligência artificial do Brasil. Segundo Mielli, a ideia é que o governo brasileiro busque dentro da agenda de IA, boas práticas de uso da tecnologia de IA no serviço público, combinada com a garantia de direitos.

Outro aspecto destacado na coletiva foi sobre a conectividade. O representante do Ministério das Comunicações (MCom), Daniel Brandão Cavalcanti, destacou a agenda brasileira para a matéria. "Na área de conectividade, o Brasil tem um conjunto de políticas públicas que coloca o país num momento muito favorável da prioridade da conectividade digital".

Como exemplos, Cavalcanti destacou como exemplo a liberação dos recursos do FUST e o leilão do 5G. Ele também pontuou que as experiências brasileiras podem servir para os diversos países que integram o G20, como as políticas de conectividade de áreas remotas, assim como o uso de recursos setoriais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!