Entidades do setor privado são contra órgão regulador central para IA

Inteligência Artificial
Foto: Pexels

Entidades setoriais da área de tecnologia e software apresentaram nesta quarta-feira, 10, carta aberta onde apresentam sugestões de diretrizes para orientar o debate legislativo sobre a regulação da inteligência artificial (IA) no Brasil.

Entre as sugestões, está a de que a tecnologia tenha um modelo regulatório que favoreça uma cooperação regulatória, o que significaria a valorização e o fortalecimento dos órgãos reguladores existentes, e não a criação de um órgão centralizador.

Assinam o documento entidades como a Abes (software), Abinee (indústria eletroeletrônica), Abranet (empresas de Internet), a Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) e Fenaninfo, além de outras associações de demais verticais da economia. A íntegra do documento pode ser vista aqui. 

Notícias relacionadas

Segundo as entidades, o debate que está sendo feito no legislativo brasileiro sobre um Marco Regulatório para a IA no Brasil merece ser ampliado com alternativas de regulação para a tecnologia que estejam alinhadas com a experiência normativa brasileira, equilibrando a proteção de direitos e garantias fundamentais com o desenvolvimento socioeconômico, a inovação e a competitividade do País.

"Um modelo de órgão central regulador de IA – com atribuições normativas e sancionadoras – pode trazer maior complexidade e burocracia com a consequente fragilização da proteção de direitos", afirmam as entidades.

Para isso, as associações propõem:

– Que o debate tenha uma abordagem integrativa, já que IA é uma tecnologia de propósito geral e seus riscos estão diretamente relacionados aos seus usos. "Assim, a depender do propósito para o qual se emprega a tecnologia, o ordenamento jurídico brasileiro já estabelece direitos e deveres específicos. Citamos, por exemplo, o Código Civil, o Código de Defesa do Consumidor, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o Marco Civil da Internet, a Lei do Cadastro Positivo e a própria Constituição Federal", dizem.

– Que seja valorizada a expertise regulatória brasileira, para dar suporte jurídico e institucional às experiências dos setores regulados e à atuação dos órgãos reguladores como garantia do uso responsável da IA em seus respectivos domínios. Desta forma, afirmam as entidades na carta, o futuro Marco Regulatório permitirá uma abordagem contextualizada e uma regulação proporcional e equilibrada. Como exemplo, citam a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), o Banco Central do Brasil (BCB),  a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), e a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON).

– Que seja feito uma análise de impacto regulatório multissetorial, pois é prudente esperar por evidências mais substanciais antes de criar um marco regulatório geral e prescritivo para o uso de IA no Brasil. "O país enfrenta desafios em várias áreas relacionadas à IA e ocupa a 35ª posição em um ranking global, embora esteja em 16º em outro estudo que considera diferentes fatores. Os riscos incluem dependência de modelos estrangeiros, aumento de desigualdades e fuga de talentos", afirmam.

Nesse caso, a prioridade, apontam as entidades, deve ser investir em capacitação de mão de obra e apoiar pequenas e médias empresas, enquanto se reconhece o potencial da IA para resolver problemas históricos do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!