A Blue Marine Telecom finalizou a instalação do tronco principal de um sistema de malha óptica submarina na Bacia de Santos, em construção para a Petrobras. Com isso, a estação em terra da cidade no litoral paulista está fisicamente conectada à estação em terra no Rio de Janeiro – por meio de mais de 800 Km de cabos submarinos.
A previsão é de que a implementação de todo o projeto na Bacia de Santos seja concluída até o segundo semestre de 2024. Paralelamente, a Blue Marine está realizando a instalação de equipamentos, cabos e umbilicais para conectar o cabo principal a 13 plataformas offshore. Essa operação envolve atividades em profundidades que, por vezes, ultrapassam os 2.500 metros.
Antes de começar a instalar o tronco principal da malha óptica submarina na Bacia de Santos em junho de 2023, foi feita a conexão da estação de Praia Grande (SP) ao ponto de ancoragem na praia e ao PLSE (pre lay shore end). O PLSE consiste nos primeiros quilômetros de cabo submarino instalados previamente na parte mais rasa da água, onde o navio principal de lançamento não consegue chegar.
A etapa seguinte então se deu no início de setembro de 2023 no outro extremo do trajeto. Na época, a empresa ficou responsável pela execução do direct shore end (que consiste no puxamento do cabo submarino diretamente da embarcação principal para a praia), na Praia da Macumba, no Rio, onde está conectada a outra estação terminal do sistema.
A partir desse momento, o cabo principal do navio Bold Maverick passou por implantação e testes em várias campanhas, finalizando essa fase.
Detalhes
Após a conclusão da instalação de todos os cabos de fibra óptica entre o tronco principal, e as 13 unidades de produção de petróleo e gás no mar, essas unidades terão um sistema avançado que oferecerá alta capacidade, segurança e confiabilidade para comunicação e transmissão de dados, segundo informou a Blue Marine (que é integrante do Zmax Blue Ship Group).
Para a implantação da malha óptica submarina da Bacia de Santos, a Blue Marine contou com o apoio da Blue Amazon – que também pertence à Zmax.