Telefónica inicia projeto de OpenRAN no Reino Unido

Foto: Pixabay

A O2, subsidiária do grupo Telefónica no Reino Unido, anunciou nesta quinta-feira, 16, o projeto de uma nova rede de acesso de rádio aberta (OpenRAN ou apenas O-RAN, na sigla em inglês). Com isso, a operadora utilizará tecnologia open source e de rede definida por software (SDN) em sua infraestrutura, dando mais flexibilidade para trabalhar com maior diversidade de fornecedores de equipamentos e plataformas de rede, visando assim reduzir custos do serviço.

A ideia da O2 é utilizar a tecnologia tanto para áreas rurais, onde a cobertura é mais difícil chegar, quanto para regiões urbanas de alta densidade, por meio do modelo de compartilhamento e com a implantação de small cells. O projeto prevê a abertura da rede de acesso da companhia britânica para pequenos fornecedores "não tradicionais" de RAN, incluindo Mavenir, DenseAir (com quem deverá implantar solução tanto para 4G quanto 5G) e WaveMobile. A expectativa é que a implantação comercial da rede aconteça ao longo dos próximos 18 a 24 meses.

A iniciativa da subsidiária da Telefónica é uma mudança de paradigma ao permitir uma maior fragmentação de fornecedores de rede, incluindo para aplicações específicas. A Mavenir, por exemplo, centrará os esforços em cobertura de lugares de alta densidade em Londres, como estádios e shopping centers. Já a DenseAir trabalhará com outra empresa, a Millbrook, que será provedor de conectividade 5G para testes e desenvolvimento de tecnologia de carros conectados e autônomos. 

Notícias relacionadas

"Ao abrir nossa rede de acesso para fornecedores menores, enquanto buscamos maior adoção do 5G, a O-RAN será parte da solução para levar a mais moderna conectividade para mais pessoas no país", declarou em comunicado o CTO da O2, Brendan O'Reilly. 

Vale lembrar que o próprio grupo espanhol foi um dos primeiros membros da Aliança O-RAN, consórcio industrial formado com foco na tecnologia de arquitetura de rede aberta e padrões de interface. Além do Reino Unido, a Telefónica utiliza a abordagem OpenRAN no projeto Internet para Todos, do governo do Peru, destinado à cobertura de regiões carentes de infraestrutura, incluindo a Amazônia peruana. Essa iniciativa é em parceria com o Telecom Infra Project (TIP), capitaneado pelo Facebook (que também tem oferta de core de rede open source) e da qual também faz parte a TIM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!