Telecom Infra Project: Telefônica e Facebook ampliam parceria; TIM terá laboratório no Brasil

Há muito tempo se fala sobre um eventual avanço das empresas de Internet sobre o terreno das empresas de telecomunicações na oferta de infraestrutura de acesso. Mas o movimento que parece estar se desenhando é o de um modelo mais colaborativo e de parceria entre empresas de infraestrutura e empresas de Internet. No caso, dois anúncios nesta quinta, 9, evidenciam este movimento. Os anúncios envolvem as teles TIM e Telefônica, em conjunto com o Telecom Infra Project (TIP). Trata-se de um projeto fundado e capitaneado pelo Facebook; por operadoras de telecomunicações como a Telefónica, Deutsche Telekon, SK Telecom e, agora, a TIM;  e por empresas de tecnologia como Nokia e Intel para o desenvolvimento de tecnologias, soluções e modelos de expansão da infraestrutura de telecom visando a expansão da conectividade.

Na Califórnia, a Telefónica e  Facebook anunciaram, durante o Telecom Infra Project Summit, a ampliação de um esforço de colaboração conjunta para projetos de conectividade rural na América Latina. Já havia um embrião da parceria anunciada há um ano no Peru, onde há cerca de 8 milhões de pessoas sem conectividade disponível, e agora o esforço vai ser ampliado para a América Latina. O foco são áreas rurais e periféricas de grandes centros que serão objeto de iniciativas inovadoras incluindo o uso de novas tecnologias de conectividade, novo modelos de operação e novos operadores de telecomunicações. Uma das iniciativas é o Open Cellular, um projeto pronto de rede open source e desagregada desenvolvido pelo Facebook. A Telefónica utilizará as suas ferramentas de análise de dados, mercados e coberturas para indicar as áreas prioritárias.

Também a  TIM anunciou sua adesão ao Telecom Infra Project, e de cara com um projeto voltado ao mercado brasileiro. A empresa transformará o seu TIM Lab (laboratório em que realiza testes e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções) no primeiro TIP Community Lab da América Latina. "A participação da TIM no programa do TIP e o compromisso com a desagregação de hardware e software de rede está em completa sinergia com a nossa estratégia de negócio", afirma Luis Minoru, Vice-Presidente de Estratégia e Inovação da TIM Brasil. "O TIM Lab foi concebido com o objetivo de promover um ambiente de colaboração que nos permita participar de iniciativas de Inovação Aberta e parcerias com a comunidade tecnológica. Ele possui a estrutura ideal para hospedar o TIP Community Lab", afirma Leonardo Capdeville, Vice-Presidente de Tecnologia da TIM Brasil.

Notícias relacionadas

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!