Carga tributária e incentivos fiscais são prioridades para o setor, apontam entidades setoriais

Foto:Rebecca Omena

A agenda regulatória do setor de telecomunicações para o próximo período aponta para algumas questões aparentemente antigas, mas que ainda são importantes para o mercado ter segurança jurídica e garantir serviços mais baratos e de qualidade para a população.

No Seminário de Políticas de (Tele)Comunicações,  evento realizado por TELETIME em parceria com o Centro de Políticas, Direito, Economia, Tecnologia e Comunicações (CCOM) da Universidade de Brasília e que aconteceu nesta quarta-feira, 15, representantes das principais entidades setoriais de telecomunicações apresentaram suas agendas prioritárias. A carga tributária e incentivos fiscais foram mais uma vez citadas como prioridades para o setor.

Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis Brasil Digital, acredita que toda a agenda de políticas públicas desenhada pelo governo deve contar com a parceria do setor privado. Na avaliação de Ferrari, muito do que se tem discutido dentro do novo governo deve contar com apoio das operadoras, que é quem está na ponta oferecendo os serviços essenciais.

Notícias relacionadas

Isso por exemplo deve ser implementado no debate. "Fizemos um estudo sobre carga tributária e renda per capita. E notamos que países que tem carga tributária baixa em telecom tem alta renda per capita. E nos países onde tem alta carga tributária em telecom temos uma baixa renda per capita. Nós estamos neste segundo grupo e, por isso, precisamos discutir a carga tributária sem um viés puramente arrecadatório", afirmou Ferrari.

Ele aponta ainda que é preciso o quanto antes colocar os fundos setoriais, como Fust e Funttel, a serviço do setor, pois estes recursos podem ser diferenciais para mitigar as desigualdades existentes na população. "Precisamos colocar para funcionamento os fundos setoriais que temos. Temos muitos recursos não usados. O Fust é o grande exemplo disso. Olhando para o passado, se tivéssemos usado o Fust, não teríamos o problema que temos hoje", afirmou o presidente executivo da Conexis. No debate, ele também defendeu uma revisão dos fundos setoriais, para que eles sejam de uso contínuo e não puramente arrecadatório.

Marcos Ferrari destacou a importância do letramento digital, como forma de ampliar o acesso à Internet como uma das prioridades para se ter uma conectividade significativa. "Algo que precisamos atacar que melhorará o letramento digital é facilitar o acesso a dispositivos. Os dados da PNAD mostram que 86% das pessoas tem acesso à Internet e 14% não. Desses que não acessam à Internet, notamos que eles não a utilizam por conta do letramento digital", disse. Mais cedo, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, mencionou que o letramento digital é um ponto de atenção, mas negou que se discute uma política de subsídios para a demanda.

Por fim, Ferrari defendeu a necessidade de financiamento para o setor produtivo poder implantar o 5G em escala industrial, criando um ambiente de negócios favorável. "Acredito que temos que ver o que vamos fazer de novo. Estamos na era do 5G, e precisamos ver como essa tecnologia pode ajudar os setores produtiros. Precisamos ter uma política industrial de financiamento para setores que forem adotar o 5G".

Seguindo a linha de incentivos para o setor produtivo, Rodrigo Schuch, presidente executivo da Neo Associação, destacou que é importante a existência de políticas de incentivos fiscais, já que elas garantem mais arrecadação para o estado e maior desenvolvimento de serviços. Ele opinou ainda que atualmente o modelo de oferta de serviços de conectividade por pequenos provedores é um sucesso no País.

Para fechar o debate, o professo emérito da Universidade de Brasília e pesquisador do CCOM-UnB, Murilo César Ramos, lembrou que no decorrer da história, a convergência sempre foi algo deixado para depois. "Estamos em um momento de inflexão e não temos mais para onde correr", disse. Ele também citou o projeto que o CCOM está desenvolvendo junto que tem como foco analisar aspectos regulatórios do mundo digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!