Abrintel questiona poste multifuncional sem licenciamento em Ribeirão Preto

O enquadramento de postes multifuncionais de até 25 metros como estruturas de pequeno porte dispensadas de licenciamento voltou a motivar questionamentos por parte da Abrintel – desta vez, durante processo de revisão da lei das antenas em Ribeirão Preto (SP).

Na cidade, um projeto de lei (o PLC 56/22) foi apresentado em novembro para compatibilizar a legislação local com a Lei Geral de Antenas (13.116/2015), de âmbito federal. De autoria da administração municipal, o PLC tem prazo de deliberação fixado até fevereiro.

"A Lei de Antenas é fundamental para garantir a recepção do sinal 5G e melhoria do 4G no município e é louvável a intenção de atualizar a lei 2990/19 e nela introduzir o conceito de Estação Transmissora de Radiocomunicação (ETR) de pequeno porte. Porém, o conceito de ETR de pequeno porte é diferente do que está no decreto federal, o que desvirtua completamente o propósito de atualização", afirmou o presidente da Abrintel, Luciano Stutz.

Notícias relacionadas

De acordo com a entidade, que reúne operadoras de torres e infraestrutura, ao permitir a caracterização de antenas acopladas a postes de até 25 metros como elementos de pequeno porte, a cidade de Ribeirão Preto estaria abrindo espaço para a instalação, sem o devido controle, de estruturas equivalentes a um prédio de oito andares.

"Trata-se de um perigoso precedente, pois, apesar da citação ao decreto federal, a alteração proposta em Ribeirão Preto não guarda semelhança com a lei e a regulamentação federal, amplamente discutidas pelo setor de telecomunicações", afirmou Stutz. Além de São Paulo, discussão similar ocorreu em cidades como Florianópolis.

Critérios

De acordo com o decreto regulamentador da Lei das Antenas federal, o conceito de pequeno porte se aplica a antenas a serem instaladas em infraestruturas existentes, desde que não ampliem a altura desta em mais de três metros ou 10%. A estrutura irradiante deve ter volume total de até 30 decímetros cúbicos; já demais equipamentos associados podem chegar a volume total de até 300 decímetros cúbicos e altura máxima de um metro.

"Dispensar a necessidade de licenciamento ambiental para novos postes de 25 metros vai na contramão das boas práticas trazidas pelo governo e pela Abrintel, que reúne empresas que fazem os protocolos junto aos municípios e conhecem os eventuais transtornos e reclamações que ocorrem em comunidades acerca de infraestruturas muito altas após a sua instalação", reiterou a entidade de empresas de infraestrutura.

A associação, contudo, reconheceu que os postes multifuncionais têm seu papel na densificação das redes. "[Eles] representam uma alternativa eficiente para a cobertura de redes móveis em regiões urbanas e adensadas. No entanto, por sua estatura e por requererem a realização de obras estruturais, precisam obter a licença junto à autoridade municipal para conferir segurança jurídica à sua instalação e evitar futuras remoções", completou Stutz.

Revisões

Ainda de acordo com a Abrintel, das cerca de 200 leis municipais de antenas aprovadas observando o ciclo de instalação do 5G, aproximadamente 90% estão em linha com os critérios federais para definição de ETR de pequeno porte.

Além da entidade de empresas de torres, as operadoras móveis também têm promovido a atualização de legislações de antenas nas cidades, mas sem fazer ressalvas ao licenciamento dos postes multifuncionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!