Governo brasileiro confirma extensão do Norte Conectado até a Colômbia

Foto: Divulgação/MCom

O ministro das Comunicações, Juscelino Fillho, assinou nesta quarta-feira, 17, um acordo com o governo da Colômbia para estender a infraestrutura brasileira de fibra óptica do Norte Conectado até a cidade colombiana de Leticia, na tríplice fronteira amazônica (que também inclui o Peru).

A parceria com o governo liderado pelo colombiano Gustavo Petro foi firmada durante a missão do presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a Bogotá. Como apontado por TELETIME, a possibilidade era aventada pelos dois países desde o ano passado.

O acordo assinado nesta quarta-feira prevê a criação de um grupo de trabalho para planejar detalhes de como será realizada essa conexão. O GT contará com o MCom, por meio da Secretaria de Telecomunicações, e com o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações da Colômbia, por meio do vice-ministério de Conectividade.

Notícias relacionadas

A ligação com o território colombiano deve ocorrer a partir da chamada Infovia 02 do Norte Conectado, que será implantada até 2025, segundo o cronograma vigente. O trecho de 1,1 mil km de fibras sob as águas do rio Amazonas deve interligar 13 municípios do Norte brasileiro, entre eles Tabatinga (AM), que faz fronteira com a colombiana Letícia. O investimento na Infovia 02 será de R$ 268 milhões.

"É uma honra para o governo do presidente Lula contribuir com a Colômbia para levar Internet de qualidade para a cidade de Leticia. Nós estamos enfrentando o desafio de proporcionar conectividade para a população de cidades de difícil acesso e localidades remotas, como comunidades ribeirinhas e aldeias, para terem mais acesso à educação, serviços públicos, mercado de trabalho e toda a economia digital", disse Juscelino, ao assinar o acordo com os vizinhos.

A assinatura entre os países também prevê parceria e troca de informações entre os países em temas como segurança das redes de comunicações, transformação digital e tecnologia digital na economia, tecnologias de comunicações móveis e desenvolvimento da indústria, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!