O governo da Colômbia está trabalhando em um acordo binacional com o Brasil para estender até a cidade fronteiriça de Letícia a infraestrutura de fibra óptica do Norte Conectado (ou projeto PAIS), já prevista para chegar em Tabatinga (AM).
A perspectiva foi anunciada pelo ministro de Tecnologias da Informação e das Comunicações da Colômbia, Mauricio Lizcano. O representante do país vizinho se encontrou com o chefe do Ministério das Comunicações (MCom) brasileiro, Juscelino Filho, nesta terça-feira, 4.
Em comunicado, o MCom notou que Letícia é vizinha à amazonense Tabatinga – que já está na rota planejada para o Norte Conectado. A Infovia 02 do programa deve ligar a cidade e Atalaia do Norte (AM) até Tefé (AM) com redes de transporte, atendendo ao menos 13 localidades no caminho.
O trecho será o primeiro do projeto de redes na Amazônia a ser custeado com recursos do leilão do 5G, tendo execução sob responsabilidade da EAF. Em abril, a entidade mostrou expectativa que a Infovia 02 fique pronta até o final deste ano. Os cabos subfluviais já foram adquiridos e têm previsão de chegada ainda neste mês de julho. O desafio desta hidrovia são as condições hidrográficas do Rio Solimões, que podem impactar no lançamento do cabo.
Também vale notar que uma eventual extensão do projeto até o país vizinho precisaria passar pelo Gaispi, que supervisiona as atividades do Norte Conectado.
O projeto de redes na Amazônia já tem operacional a Infovia 00 (entre Macapá e Santarém), enquanto a Infovia 01 (entre Santarém e Manaus) tem previsão de entrar em atividade neste ano. Após a construção da rede de transporte, a ramificação em redes metropolitanas é necessária, em etapa atualmente em curso na Infovia 01.
5G
Além da conectividade na Amazônia, Filho e Lizcano também discutiram a implementação de redes 5G, uma vez que a Colômbia tem leilão de espectro para o serviço previsto para este ano. A modelagem do leilão brasileiro realizado em 2021 e soluções de problemas de interferência foram abordados pela delegação colombiana em reunião na Anatel na última segunda-feira, 3.