Redes metropolitanas da Infovia 01 devem ficar prontas em agosto

Foto: Pixabay

O conselheiro da Anatel Moisés Moreira e o superintendente de outorgas e recursos à prestação (SOR) da agência, Vinicius Caram, apresentaram para autoridades da região Norte na última sexta-feira, 23, a situação atual da Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM) do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (PAIS). O projeto consiste na instalação de backbone em fibra óptica subfluvial na região.

Na ocasião, foi informado que a implantação das redes metropolitanas ópticas terrestres em nove cidades atendidas pelo trecho está agora prevista para o fim de agosto. A infraestrutura permitirá o atendimento a nove prefeituras, oito fóruns, uma Unidade Integrada de Polícia, 11 hospitais e 132 escolas públicas urbanas, segundo a Anatel.

Participaram da reunião na última sexta-feira representantes dos nove municípios, a Reitoria da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) de Santarém, o Comandante da Estação Naval Rio Negro de Manaus, o chefe do Centro Integrado de Telemática do Exército (CITEx) de Brasília e o Diretor de Engenharia e Operações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Notícias relacionadas

O projeto

O Conselho Diretor da Anatel aprovou em 2020 um Projeto de Expansão da Infraestrutura de Comunicações na Região Amazônica, para implantação de backbone em fibra óptica subfluvial.

Esse projeto, proposto pelo Ministério das Comunicações (MCom) e também conhecido como Projeto PAIS (Programa Amazônia Integrada e Sustentável), tem entre os trechos a Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM) – executada pela Entidade Administradora da Digitalização de Canais de TV e RTV (EAD) como projeto adicional a partir do saldo remanescente do desligamento da TV analógica e migração para a TV digital.

Consta do projeto da Infovia 01 (Santarém-PA/Manaus-AM):

  • O lançamento de cabo óptico subfluvial entre os municípios de Santarém-PA e Manaus-AM (já ocorrido);
  • a implantação de Redes Metropolitanas ópticas terrestres (com previsão de conclusão no fim de agosto) em nove municípios ao longo do trajeto: Curuá-PA, Óbidos-PA, Oriximiná-PA, Juruti-PA, Terra Santa-PA, Parintins-AM, Urucurituba-AM, Itacoatiara-AM e Autazes-AM. As Redes Metropolitanas interconectarão, em cada um dos nove municípios, escolas públicas urbanas, sede do Tribunal de Justiça local, Hospital e praça pública;
  • A aquisição e a instalação de um pontos de acesso WiFi em cada um dos pontos de atendimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!