Após um 2022 mais comedido na compra de provedores regionais, a Vero pretende acelerar a estratégia de crescimento via aquisições em 2023, de acordo com o CEO da operadora de banda larga, Fabiano Ferreira.
"Tudo indica que o ano que vem vai ser ainda melhor em M&A", apostou o executivo, em conversa com TELETIME sobre o balanço da provedora no terceiro trimestre. "Esse ano foi menor que 2021, mas são ciclos. Acredito que o do ano que vem terá maiores volumes, pelas perspectivas de negócio que temos. Somos uma plataforma que consolida ISPs e não perdemos esse DNA".
Na trajetória da Vero (controlada pelo fundo Vinci Partners), 17 aquisições já foram celebradas, sendo apenas duas em 2022 (a mais recente foi a Renovare, com 30 mil clientes no Rio Grande do Sul). Segundo Fabiano, há chances que um terceiro negócio já bem encaminhado seja concluído ainda neste ano.
Em paralelo, a própria empresa tem sido colocada como alvo de interesse de outros grupos, como a FiBrasil. Questionado sobre a possibilidade, Fabiano Ferreira sinalizou que a Vero pretende seguir no papel de compradora.
"Faz parte do setor ter muitas conversas e interações, e evidente que o setor vai se consolidando, mas neste momento estamos muito mais como empresa que vai consolidar do que a que vai ser consolidada", apontou. "Claro que oportunidades podem acontecer no meio do caminho e neste caso, vamos avaliar se é o melhor caminho estratégico".
Orgânico
Organicamente, a Vero ingressou em 13 novas cidades ao longo deste ano, em parcial que pode ser mantida ou ampliada no ano que vem. Em 2022, os investimentos da empresa totalizaram R$ 425 milhões, sendo R$ 208 milhões relacionados com atividades de M&A e integrações e outros R$ 217 milhões, com crescimento orgânico (alta de 64%).
Hoje, a operadora atua em 200 municípios de Minas Gerais e da região Sul. Ao todo, são 2,7 milhões de casas passadas (HPs) com fibra e potencial de alcançar mais 1,8 milhão nas mesmas praças, atingindo 4,5 milhões de HPs. A empresa soma 721 mil clientes de banda larga.
Um terceiro vetor para crescimento da empresa são as redes neutras, uma vez que a Vero tem contratos com V.tal e FiBrasil (este último anuniciado em agosto).
No primeiro caso, o recurso está em uso em duas cidades de Minas Gerais (Ubá e Sete Lagoas), com 1,3 mil clientes ativos e indicadores operacionais e de satisfação positivos, segundo a provedora regional. Já o acordo com a FiBrasil ainda está em fase de escolha de geografias, com perspectiva de lançamento de cidades em 2023.