Os dados da Anatel para o mercado de banda larga fixa voltaram a oscilar em setembro, quando 42,8 milhões de contratos foram reportados à agência por operadoras. No mês, Americanet e Vivo estiveram entre as maiores ativadoras de clientes.
A cifra total do mercado ficou 2,5% abaixo do mês de agosto, quando um pico histórico de 43,6 milhões de contratos foi inicialmente apontado. Com a divulgação de setembro, contudo, os dados de agosto já foram reajustados para 43,9 milhões – ilustrando bem o vai e vem causado pela subnotificação em parte das empresas.
Dessa forma, até agosto o crescimento em doze meses do mercado de banda larga é de 8,5%. Utilizando as informações de setembro, que possivelmente serão reajustadas, a alta ficaria restrita a 5,3%.
Grupos
Dentre os principais grupos, as lideres de adições líquidas em setembro foram a Americanet (44 mil) e a Vivo (26 mil). Brisanet e EB Fibra (Alloha) também se destacaram, ambas com cerca de 20 mil ativações de clientes.
No caso da operadora do interior paulista, análise publicada em agosto pelo TELETIME já apontava um forte ritmo de aquisições, refletindo também na base de clientes. Em 2022, a Americanet acumula 170 mil novos acessos, para 560 mil assinantes. Apenas Brisanet e Alloha têm números superiores de adições no ano (veja quadro abaixo).
(em milhares) | Acessos em setembro | Adições líquidas no mês | Adições líquidas no ano |
Claro | 9.737 | – 3 | 5 |
Vivo | 6.414 | 26 | 92 |
Oi | 5.104 | – 6 | – 98 |
EB Fibra (Alloha) | 1.249 | 20 | 192 |
Brisanet | 1.039 | 20 | 196 |
Algar | 780 | 1 | 21 |
Desktop | 748 | 9 | 137 |
Vero | 721 | 8 | 111 |
TIM | 715 | 5 | 24 |
Americanet | 560 | 44 | 170 |
Já a Vivo reportou otimismo com o mercado de banda larga ao divulgar resultados para o terceiro trimestre. No ano, a operadora soma 92 mil adições líquidas, na melhor performance entre as líderes de mercado e completamente impulsionada por ativações de fibra óptica.
A empresa encerrou setembro com 5,2 milhões de clientes na tecnologia, ou a maior base FTTH do Brasil. Em agosto, foram 77 mil ativações de fibra para a Vivo. A Oi (39 mil novos clientes FTTH, para 4,1 milhão) também cresceu no segmento, apesar de queda no consolidado de tecnologias.
O mesmo ocorreu na Claro. A líder do mercado de banda larga tem base relativamente menor de fibra: 797 mil acessos, dos quais 21 mil ativados em setembro.
Até a publicação desta matéria, os dados da Unifique não estavam disponíveis no sistema de informações da Anatel (em agosto, a empresa tinha 596 mil acessos). Já a Vero enviou para TELETIME uma soma de assinantes da marca e de outros provedores da holding. Com os números, a empresa fica à frente da TIM em quantidade de clientes.