Negociação para rede única na Itália tem prazo prorrogado, avisa Grupo TIM

As negociações para criação de uma rede fixa única na Itália foram prorrogadas para além de 31 de outubro, após pedido de atores que negociam o projeto ao lado do Grupo TIM.

A operadora italiana comunicou nesta segunda-feira, 10, a extensão do prazo original para um acordo definitivo, fixado em memorando de entendimento (MoU) divulgado em maio. O negócio prevê a fusão da rede fixa do Grupo TIM com a concorrente Open Fiber, controlada pelo banco estatal italiano CDP.

A "magnitude da transação", contudo, motivou um prazo adicional solicitado pelas eventuais parceiras. Além do braço de equity do CDP (o CDP Equity), o fundo Macquarie também faz parte do negócio na condição de sócio da Open Fiber.

Notícias relacionadas

Já o fundo KKR manifestou que pretende permanecer alinhado com o Grupo TIM na discussão do MoU, segundo a operadora. Os norte-americanos são sócios da tele na unidade de infraestrutura FiberCop.

Incertezas

O arranjo para a rede única era apoiado pela gestão italiana que deixou o poder em julho, com a saída do então primeiro-ministro Mario Draghi. Após novas eleições em setembro, o assunto também depende da formação de um novo governo.

Líder da coalizão de extrema-direita vencedora do pleito, o Fratelli D'Italia sinalizou interesse em uma abordagem distinta durante o período eleitoral. Nela, o CDP lideraria uma oferta pública de ações (OPA) para assumir a infraestrutura do Grupo TIM. Vale lembrar que o banco público já detém cerca de 10% da operadora, além de controlar a Open Fiber.

Qualquer que seja o acordo, a concordância de outros acionistas da tele como a francesa Vivendi deve ser ponto crucial, bem como a redução da dívida da operadora italiana. Até mesmo uma possível venda de ativos no Brasil tem sido especulada como forma de reduzir a alavancagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!