Senadores entregam à Geraldo Alckmin relatório com recomendações de uso do Fust para conectar escolas

Foto: Pedro Gontijio/Senado Federal

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB-SP) recebeu nesta semana o relatório da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia (CECTCovid) do Senado Federal. Entre as prioridades apontadas no documento, está o uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para dotar as escolas públicas brasileiras com conectividade.

Outra recomendação qualificada como prioritária aprovada pela Subcomissão é a execução, com prioridade e celeridade do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC). O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, e tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

O relatório entregue ao vice-presidente eleito também coloca como prioridade o uso dos recursos previstos nos editais de licitação de espectro para a tecnologia 5G para conectar as escolas. Ao todo, foram destinados R$ 3,1 bilhão para essa política pública.

Notícias relacionadas

Histórico

O relatório traz um breve histórico das ações implementadas para conectar escolas. Ele lembra que o primeiro programa foi o Programa Banda Larga nas Escolas públicas urbanas (PBLE), instituído ainda em 2008 por meio de obrigações impostas a concessionárias de telefonia fixa, e atende hoje cerca de 65 mil escolas, entretanto, os senadores apontam que a conectividade conta com velocidades de conexão baixas de em média 5Mbps de download.

Em 2012, por sua vez, foi instituído o Programa Banda Larga nas Escolas públicas rurais, no âmbito de um edital de 4G. Atualmente, a velocidade de download nesse programa é de 1Mbps, atendendo 34 mil escolas.

Confira o documento entregue a Geraldo Alckmin aqui. (Informações da Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!