Senador propõe Política Nacional de Conectividade no Campo

Foto: Gov.br

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de lei (1.069/2024) para criar a Política Nacional de Conectividade no Campo. O texto protocolado no último dia 2 de março aguarda despacho para comissões no Senado.

Entre os objetivos da política destacados pelo parlamentar estão o estímulo à infraestrutura de telecom no campo, à promoção de tecnologias para o agronegócio e também de inclusão digital dos estudantes de escolas rurais. 

De acordo com a proposta, o Poder Executivo seria o responsável pela apresentação de metas e ações, além da execução do planejamento estabelecido. Para isso, o governo poderá utilizar os recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).

Notícias relacionadas

Nas justificativas do PL, o senador diz que "a questão da conectividade no meio rural envolve não apenas aplicações dentro da propriedade, mas também a maneira como o produtor se relaciona com suas redes de cooperação e comercialização de insumos e produtos".

"Além disso, é crescente a utilização de aplicativos de celulares para auxílio na orientação técnica e para compartilhamento de tratores, máquinas, equipamentos e de terceirização de serviços", diz Campos.

Segundo ele, seria possível estimular o uso de tecnologias digitais na cadeia de produção agrícola, visando a redução dos custos, e aumentar a produtividade, a lucratividade e a sustentabilidade no setor. Também afirma que a medida pode ampliar as ações de capacitação profissional no uso de tecnologias e incentivar o nascimento de mais agtechs.

Campos ainda utilizou um estudo da Esalq-Usp (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) que avalia que um salto na produtividade rural pode levar a um incremento de até R$ 100 bilhões no Valor Bruto da Produção Agrícola anual (VBP) – indicador que congrega todos os valores produzidos no segmento rural. 

E o senador ainda pontua que, com a chegada do 5G, a conectividade pode ser um dos caminhos para alcançar tal objetivo no âmbito da Agricultura 4.0. O parlamentar lembra que, atualmente, apenas 23% das áreas agrícolas brasileiras possuem algum nível de cobertura de Internet. Por isso, a legislação nacional poderia orientar as ações dos diferentes entes federativos no País. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!