Compromissos do 4G poderão ser cumpridos com a faixa de 700 MHz, afirma Paulo Bernardo

O ministro Paulo Bernardo revelou nesta segunda, 6, que o Ministério das Comunicações pretende concluir estudos sobre a faixa de 700 MHz até o final do ano e existe a possibilidade de que a faixa seja licitada já em 2013.

Notícias relacionadas
“Talvez eles (a Anatel) consigam antecipar para outubro a conclusão do estudo e nós vamos tomar a decisão. Acho que a partir daí, se for definido que vamos fazer, tenho a impressão que num espaço de nove meses a um ano dá para fazer a licitação”, afirma ele.

O presidente da Anatel, João Rezende, que esteve reunido com Paulo Bernardo para tratar do orçamento da agência, confirmou que existe sim a possibilidade de a licitação sair no ano que vem, a depender da decisão do Minicom. “É possível sim, mas precisamos definir a destinação da faixa e depois ainda tem o edital”, afirma ele.

A decisão, de qualquer forma, cai como uma luva para os planos das teles. Não só pela aceleração do processo, mas porque, segundo o ministro, “não há restrição nenhuma” para que as empresas usem a faixa de 700 MHz para cumprir as metas de cobertura da 4G. O ministro diz que situação é análoga às metas de cobertura rural, que poderão ser atendidas com outras faixas que não o 450 MHz. Essa previsão para a área rural, entretanto, está explícita no edital de venda da faixa de 2,5 GHz/450 MHz, o que não acontece com as metas do 4G.

O Minicom parece estar confiante de que uma eventual redução no custo de implantação de infraestrutura (a faixa de 700 MHz exigiria até três vezes menos antenas que a de 2,5 GHz) possa estimular as teles a botar a mão no bolso duas vezes em um ano para comprar frequência. “As empresas têm interesse (na faixa) porque o 700 MHz pode fazer tudo que o 2,5 GHz faz com menos custo. Se tiverem frequência mais baixa, vão fazer a mesma coisa com menos antenas”, diz o ministro.

Radiodifusão

Segundo Bernardo, a Secretaria de Telecomunicações e a Secretaria de Comunicação Eletrônica do Minicom já têm um levantamento da ocupação da faixa nos municípios brasileiros. Esse levantamento mostra que em várias cidades a faixa está semi-ocupada ou desocupada. “Nas grandes cidades está ocupada, mas em termos de território, a maioria está desocupada. Nós podemos licitar onde está ocupada, condicionada à desocupação. Assim, as teles ficam interessadas. O modelo não está definido”, afirma o ministro.

Uma eventual licitação das faixas seria acompanhada de um “plano de aceleração da transição para a TV digital”. Isso porque, segundo o ministro, a transição das retransmissoras está bastante atrasada. Bernardo menciona o caso de algumas cidades pequenas em que a retransmissora não pertence às redes de radiodifusão, mas sim a prefeituras que, no passado, foram pressionadas para a instalação das antenas. “Acho hoje muito difícil, se não impossível, achar que o prefeito vai botar dinheiro nisso aí”, afirma ele. Vale lembrar que além da digitalização das transmissões, é preciso ainda assegurar que os receptores dos usuários estejam trocados para a tecnologia digital.

Tudo no Minicom

Há cerca de três semanas, representantes das associações de radiodifusores Abert, Abra e Abratel estiveram no ministério para tratar da utilização futura da faixa de 700 MHz. Segundo apurou este noticiário, o pedido das associações foi de que a decisão não fosse tomada exclusivamente pela Anatel, uma vez que a radiodifusão é de competência do Minicom. Na ocasião, o ministro pediu que o setor apresentasse os seus estudos, o que, segundo Bernardo, ainda não foi feito. “Não nos parece que há grande demanda para novas licitações (para radiodifusão). Estamos esperando conversar com eles antes de avançar”, disse o ministro. Na radiodifusão, a avaliação das declarações do ministro ainda é preliminar. “Não acho cedo para sair decisão, acho cedo para sair o leilão”, diz uma fonte, analisando as declarações do ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!