Anatel mantém acompanhamento especial sobre situação da Oi

Telefonia fixa e a Oi. Foto: Pixabay/TELETIME

O Conselho Diretor da Anatel decidiu manter o acompanhamento especial sobre a situação operacional e econômico-financeira da Oi, seguindo trabalho em curso na agência desde fevereiro.

A decisão foi tomada pelo colegiado em votação remota em circuito deliberativo no último dia 5. A manutenção do processo ocorreu após avaliação de informações sobre fluxo de caixa, hipóteses e premissas financeiras e fontes de recursos apresentadas pela Oi no decorrer do acompanhamento. O relator do tema foi o conselheiro da Anatel, Alexandre Freire.

"O colegiado entendeu, a partir da análise das informações apresentadas e da concretização da situação de recuperação judicial da companhia […] e da aprovação, por seu Conselho de Administração, dos termos e condições do plano de recuperação judicial, pela necessidade de a Anatel manter o acompanhamento especial de forma aprofundada e detalhada da companhia", sinalizou a agência reguladora, em comunicado nesta quinta-feira, 6.

Notícias relacionadas

As razões para tal seriam "principalmente o dever legal da União de garantia de existência, de universalização e de continuidade do serviço concedido, a tutela dos bens e serviços vinculados à concessão e a proteção aos direitos dos usuários dos serviços prestados", completou a Anatel – em referência à concessão da telefonia fixa (STFC).

Dessa forma, o Grupo de Trabalho criado em fevereiro pela agência seguirá "alertando o Conselho Diretor sobre eventuais riscos à continuidade do serviço, aos direitos dos usuários, à qualidade da prestação, ao funcionamento de toda sua rede, à manutenção das condições das outorgas e ao agravamento de sua crise econômica e financeira" da operadora brasileira.

Entenda o caso

O acompanhamento pela Anatel foi aprovado no início de fevereiro, dias após a Oi ingressar com pedido de tutela antecipada contra vencimento de dívidas, indicando uma segunda recuperação judicial. O cenário se concretizou no mês seguinte, quando um pedido de nova RJ foi protocolado na 7ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro – sendo aceito pela Justiça em meados de março.

Na ocasião, a Oi indicou passivo de mais de R$ 40 bilhões, sendo R$ 29 bilhões apenas em dívidas financeiras. Já em maio, um plano de reestruturação foi aprovado pelo conselho da companhia – que segue engajada em negociações com credores e na manutenção das operações, inclusive com ajuda de empréstimo emergencial e de novas vendas de ativos.

1 COMENTÁRIO

  1. Graças a competente ANATEL temos nosso Telefone Fixo (STFC)
    simples e barato protegidos com tarifas baratas, espero que a OIBR3
    (ou V-TAL) após esses anos de mau atendimento e desastre financeiro
    não ganhe de brinde ou presente nossos Bens Reversíveis que levamos
    décadas para construir e nossos postes públicos (com dinheiro do povo Usuário).
    Telefone fixo COMUTADO bom e barato,
    Internet banda larga via rede elétrica, ADSL tarifado,
    e móvel 5G popular!!!! desejamos isto!
    Uma concessionária nova e seria!! Que respeite o serviço público e
    a ANATEL. A OIBR3 e suas subsidiarias falham em seus serviços, e
    nos assediam moralmente com telefonemas insuportáveis para abandonarmos
    nossos ótimos e tarifado serviços de telefonia comutada e banda larga; por
    planos e produtos muito mais caros e desnecessários, estão sabotando e sucateando
    a rede de Telefonia. A OI merece ter sua outorga cassada; passou dos limites…
    Obrigada Teletime pela reportagem!
    Katia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!