Vivo terá consórcio de energia solar com empresa do Brookfield

A Vivo e a Santo Afonso Energética (empresa da gestora de fundos Brookfield) receberam aval do Cade para o estabelecimento de consórcios para implementação e exploração conjunta de quatro centrais geradoras de energia de matriz solar no município de Janaúba (MG).

A aprovação sem restrições pelo órgão antitruste foi publicada nesta quinta-feira, 6, no Diário Oficial da União (DOU). Selada em junho, a parceria permitirá que a Vivo utilize a energia gerada para suprir parcialmente necessidades próprias de consumo. A expectativa é que as quatro usinas gerem juntas 200 MW de potência outorgada, em volume que será compartilhado pela dupla.

"A implementação do consórcio Janaúba representa a entrada do Grupo Telefônica nos mercados de geração e comercialização de energia elétrica", avaliou a Superintendência-Geral (SG) do Cade, ao analisar a operação.

Notícias relacionadas

"Logo, levando em conta que o propósito específico da implementação do consórcio é suprir a demanda de energia elétrica do grupo, a operação não se afigura preocupante, considerando a participação inferior a 10% em qualquer cenário considerado. Ademais, as partes declaram que qualquer excedente proveniente da geração de energia das UFVs será comercializado – promovendo um incremento na oferta de energia elétrica neste mercado", completou o órgão.

A operação, contudo, também está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) no que concerne à transferência das outorgas das centrais em Janaúba para os consórcios a serem constituídos, notou a SG do Cade.

Energia

A Vivo reporta mais de 50 unidades de geração distribuída de energia no Brasil, passando por fontes como solar, hídrica e biogás ao lado de diferentes parceiros. A iniciativa integra as metas de consumo de energia 100% renovável da operadora de telecom.

A Santo Afonso, por sua vez, atua no setor de energia por meio do desenvolvimento de projetos de geração envolvendo a construção, arrendamento, gerenciamento, operação e manutenção de centrais geradoras de energia, além da produção e comercialização de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!