GT de redes comunitárias propõe licença específica, 6 GHz e acesso ao Fust

O relatório do GT de Redes Comunitárias (GT-RCOM) da Anatel foi publicado nesta segunda-feira, 4, e apontou a necessidade de se rever o enquadramento regulatório dessas iniciativas com forma de estimular o crescimento dessas redes no Brasil.

O documento diz que o atual enquadramento regulatório para as redes comunitárias, o Serviço Limitado Privado (SLP), é insatisfatório, porque, sendo serviço de telecomunicações de interesse restrito, não há previsão de acesso a produtos de atacado com preços regulados, tais como torres, postes, redes de transporte e links de alta capacidade (trânsito IP).

Nesse sentido, o relatório traz a proposta de criação de uma licença específica para redes comunitárias e políticas públicas sociais, como, por exemplo, uma categoria específica do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM). Essa seria uma tentativa de garantir assimetrias que permitam o desenvolvimento dessas iniciativas de forma segura e sustentável. "Essa licença específica necessitaria, ainda, ter um rito simplificado e rápido para obtenção, além de valor destinado a cobrir exclusivamente os custos administrativos da Agência na concessão dessas outorgas", diz o documento.

Notícias relacionadas

Vinculado a essa categoria específica do SCM, o relatório também propõe o estabelecimento de mecanismos para que essa licença específica possa, por exemplo, a usufruir de isenção fiscal e das assimetrias aos produtos de atacado reguladas pela Anatel no âmbito do Plano Geral de Metas de Competição (PGMC).

Financiamento e espectro

Outros dois pontos que constam no relatório são a criação de regras diferenciadas de acesso ao espectro e de políticas de financiamento. Nesse sentido, o relatório propõe que sejam criados mecanismos para acesso amplo e controlado ao espectro para construção e expansão das redes comunitárias. Isso envolve ampliar as faixas de frequências para uso social e sem fins lucrativos garantindo preços simbólicos, sendo incluídas as aplicações ponto a ponto, ponto-multiponto e distribuídas.

Especificamente quanto à faixa de 6 GHz, os representantes das redes comunitárias indicam no relatório a necessidade de se garantir o uso da dessa faixa de forma integral para o uso de políticas públicas de inclusão digital e redes comunitárias a fim de garantir conectividade significativa para as comunidades infoexcluídas.

Sobre financiamento, a sugestão apresentada no relatório endereça ao Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST) o uso do Fundo para estimular a expansão das redes comunitárias, com a criação de linhas de fomento facilitadas e não reembolsáveis para tais iniciativas; e com a inclusão de compromissos em projetos com recursos reembolsáveis no apoio de redes comunitárias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!