Rodrigo Pacheco empossa conselheiros do Conselho de Comunicação Social

O senador Rodrigo Pachego (PSD-MG), presidente do Congresso Nacional, deu posse neta quarta-feira, 3, aos integrantes da nova composição do Conselho de Comunicação Social (CCS), órgão específico para tratar de assuntos relacionados à comunicação e a liberdade de imprensa do Congresso Nacional. Os conselheiros foram escolhidos desde 2020, mas somente agora, três anos depois, tiveram seus termos de posse assinados.

Na ocasião, Rodrigo Pacheco destacou a importância do colegiado, afirmando que seus titulares e suplentes tomam posse em um momento importante do Brasil, que envolve o debate sobre desinformação. Ele destacou que a Câmara dos Deputados está analisando uma proposta, o PL 2.630/2020, conhecido como PL da Fake News, que cria regras para regular plataformas, deverá ser analisado pelo colegiado.

Notícias relacionadas

O setor de telecomunicações está mais uma vez representado por Fábio Andrade, vice-presidente de assuntos institucionais da Claro, participa do colegiado, em uma das vagas da sociedade civil. Ele está em seu segundo mandato. Formalmente, o setor de de telecom não teria representante no CCS, pelo regimento.

Para Andrade, o CCS é fundamental para os trabalhos do Congresso Nacional e para os debates que o Brasil vem travando sobre os temas como fake news e inteligência Artificial, que ele considera de extrema relevância. "Nossa expectativa é contribuir com os temas da agenda digital e das comunicações com a perspectiva de um setor tão relevante, que assegura a infraestrutura e boa parte dos novos serviços que compõem essa transformação", afirmou Fabio Andrade.

Presidente e vice

Logo após a posse, os conselheiros foram para um plenário do Senado, para já realizarem a eleição do presidente e do vice-presidente do colegiado. Por unanimidade, foram escolhidos Miguel Matos, representante indicado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) como presidente e Patrícia Blanco, do Instituto Palavra Aberta, como vice. Ambos são da sociedade civil.

Logo após a escolha do presidente e vice, foi decidida a pauta da próxima reunião do Conselho, prevista para junho. Os integrantes do colegiado decidiram realizar duas audiências públicas. Uma para tratar sobre Inteligência Artificial, a partir da proposta protocolada pelo presidente Rodrigo Pacheco, e outra sobre valorização dos profissionais da comunicação e violência a jornalistas. Comporão os debates nomes indicados pelos conselheiros.

Dança das cadeiras

Na ocasião, João Camilo, conselheiro empossado representante do setor de televisão, disse que era bom, antes da reunião de junho, o colegiado fazer uma conversa sobre as indicações das entidades.

João Camilo foi indicado, há três anos, pela Abratel, entidade que representa o setor de radiodifusão. Entre a indicação e a posse, Camilo saiu da entidade, e agora é relações governamentais do SBT, canal de televisão, filiado à Abert, que já ocupa um assento no conselho.

Segundo João Camilo explicou ao TELETIME, há um acordo para que a Abratel retome sua vaga, indicando outra pessoa, e ele substituirá Juliana dos Santos Noronha, que era suplente e agora está fora do setor de televisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!