A Unifique anunciou mais uma compra nesta segunda-feira, 3: trata-se da Brick Telecom, com atuação no município de Gaspar (SC) e cerca de 7 mil assinantes de banda larga via fibra óptica.
O preço básico de aquisição da totalidade de ações será de R$ 9,950 milhões (cerca de R$ 1,4 mil por assinante). Uma fatia de 51,6% deste equity value deve ser paga à vista aos atuais acionistas da Brick, com 40,9% pagos em parcelas mensais durante 36 meses e os 7,5% restantes, dentro de 60 meses.
Como a Brick Telecom utiliza a infraestrutura de outra empresa do mesmo grupo econômico para transporte de dados, a Unifique deverá fazer locação desta rede, com opção de compra. A empresa também planeja a migração dos clientes para sua própria infraestrutura, dado que atua na cidade de Gaspar (onde a Brick é líder em market share).
Segundo comunicado da Unifique, a adquirida não possui dívida líquida. A compra da catarinense também não se caracterizaria como investimento relevante, dado que o preço a ser pago representa menos de 10% do valor de patrimônio líquido da compradora. Em até 60 dias a Unifique deve comunicar ao mercado se a operação precisa ser ratificada em assembleia geral de acionistas.
Até fevereiro, a operadora somava 645 mil clientes na banda larga fixa, sobretudo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Ao anunciar os números do balanço do ano passado, a Unifique indicou que seguia de olho em aquisições apesar de um cenário desafiador.