Organograma do governo Lula 3 amplia dispersão da agenda digital

Foto: Pexels

Apontada durante a transição como a grande discussão esperada para o novo governo Lula, ainda é absolutamente incerta qualquer análise sobre quem vai liderar, e como, as discussões sobre regulação do ecossistema digital e coordenar as ações para que os impactos da transformação digital possam transbordar para outras áreas dos serviços públicos e da economia de uma maneira geral. Uma análise preliminar feita por este noticiário sobre a estrutura de todos os 39 ministérios ou secretarias especiais que compõem a formação do Executivo de Lula mostra que em pelo menos 10 deles há áreas específicas tratando da agenda digital, da inovação e dos processos de transformação tecnológicas relevantes. Trata-se de uma dispersão muito parecida, e em alguns casos ampliada, daquela existente nas estruturas governamentais anteriores. E não existe nenhuma sinalização sobre se haverá, ou como funcionará, uma coordenação conjunta de todos os esforços.

A não ser que uma das 14 assessorias especiais da presidência da República, ou algum departamento da Casa Civil, passe a desempenhar essa função, não há no Planalto nada que se assemelhe à função de coordenação da agenda digital, pelo menos por enquanto.

A Casa Civil terá sob sua responsabilidade a Subsecretaria de Gestão da Informação que, entre outras coisas promove ações de inovação, de integração, de uso de soluções de informação gerencial e estratégica de governo e de aplicação de metodologias de inteligência analítica e de ciência de dados conforme diretrizes do Comitê de Governança Digital da Presidência da República.

Notícias relacionadas

Esta é uma atribuição a várias secretarias dedicadas às tecnologias da informação espalhadas em quase todos os ministérios da Esplanada, e que têm como papel dar suporte ao trabalho interno dos ministérios. A diferença é que a Casa Civil tem como papel coordenar todos os ministérios, daí a sua relevância.

Já o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que perdeu parte das atribuições de segurança da presidência, continua poderosa em todas as questões relacionadas à segurança cibernética, inclusive com uma Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética seja coordenando atividades de segurança da informação e das comunicações, seja planejar, coordenar e supervisionar a atividade de segurança da informação no âmbito da administração pública federal, incluídos a segurança cibernética, a gestão de incidentes computacionais, a proteção de dados, o credenciamento de segurança e o tratamento de informações sigilosas.

Esta função pode se sobrepor, em alguns momentos, às atribuições do Ministério da Defesa, a quem cabe, por exemplo, "executar o gerenciamento de informações, o fomento de ações, a normatização doutrinária, com exceção da área de cibernética, e o acompanhamento da evolução tecnológica nas áreas de sensoriamento remoto e imagens, guerra eletrônica, meteorologia, criptologia e cibernética".

O Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, conforme detalhado em matéria específica elaborada por TELETIME, tem a sua Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital com o propósito de "assistir tecnicamente a elaboração e a implantação da estratégia digital brasileira, em articulação com os setores competentes do campo científico, governamental, produtivo e da sociedade". Cabe a ela ainda propor, coordenar e acompanhar as políticas de incentivo à transformação digital; propor, coordenar e acompanhar as políticas e programas relacionadas à microeletrônica, à internet das coisas, à segurança cibernética, à inteligência artificial, às comunicações avançadas e à Economia 4.0; e ainda propor e coordenar ações de formação de pessoal na área de tecnologias da informação.

São funções que têm similaridade com as do recriado Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Ali estão as agenda de comércio eletrônico e ainda uma Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços. Entre as atribuições estão esforços de transformação digital e qualificação para o "Novo Mundo do Trabalho", para "propor políticas e programas para a formação de talentos e a qualificação de recursos humanos baseados nas necessidades atuais e futuras do setor produtivo brasileiro e incentivar o acesso aos instrumentos de fomento à inovação"; e desenvolvimento da "Indústria de Alta Complexidade Tecnológica".

O Ministério das Comunicações segue responsável por políticas de Inclusão Digital e programas de conectividade. A novidade é que agora terá a sombra da Secretaria de Comunicação da Presidência, onde ficou alocada a Secretaria de Políticas Digitais. Ali estão as funções de "formular e implementar políticas públicas para promoção da liberdade de expressão, do acesso à informação e de enfrentamento à desinformação e ao discurso de ódio na Internet, em articulação com o Ministério da Justiça e Segurança Pública"; além de "propor políticas relativas aos serviços digitais de comunicação". 

O Ministério da Justiça passa a ficar responsável por toda a área de proteção de dados, inclusive recebendo sob sua estrutura a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, que antes ficava vinculada à Presidência da República.

Na Cultura está a área audiovisual, que tem forte relação com o ecossistema digital, inclusive com um departamento de inovação audiovisual. Ancine e Conselho Superior de Cinema (responsável pelas políticas audiovisuais) ficam sob o guarda-chuva da Cultura.

Outra grande novidade foi a criação do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos, que coordenará todos os esforços de governo digital e terá sob sua guarda a Dataprev. Anteriormente, a área de governo digital estava vinculada ao Ministério da Economia, e com o novo ministério ganha mais peso.

Mas existem áreas importantes de prestação de serviços e políticas públicas que seguem tendo áreas robustas dedicadas a programas de digitalização. O Ministério da Saúde, por exemplo, tem uma secretaria inteira voltada a Serviços Digitais.

O Ministério da Agricultura mantém uma Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo com objetivo de promover a modernização e inovação na agropecuária, incluídos programas de conectividade, de ecossistema digital, de bioeconomia e de novas tecnologias; e promoção da conectividade no campo e à agricultura digital.

Na Educação há a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e toda a responsabilidade por programas de educação à distância, além da tarefa de "implementar políticas que utilizem as tecnologias da informação e comunicação para promover a interatividade e a integração das diferentes linguagens e mídias".

Em conversa com diferentes integrantes da equipe de transição, este noticiário ouviu que a opção por não centralizar o debate ou criar um cargo de "CTO" do governo, responsável por toda a questão digital, foi deliberada. O entendimento é de que seria impossível centralizar todos os processos, o que não quer dizer que o governo não vá ter programas coordenados que passam por diferentes áreas. Existe clareza no governo Lula, segundo esses integrantes da equipe de transição, sobre o papel da transformação digital tanto para o desenvolvimento de serviços públicos, gestão do estado e indução do crescimento econômico, mas não seria necessário criar um "locus" único para o debate.

Fato é que haverá, certamente, esforços dobrados e iniciativas eventualmente conflitantes, lembrando que nem todos os ministérios estão vinculados a uma mesma orientação política. É o caso, por exemplo, do Ministério das Comunicações, que perdeu a Secretaria de Políticas Digitais justamente quando ficou claro que seria um ministério entregue a uma composição política com o União Brasil.

Segundo integrantes da transição, o que poderá acontecer é que o governo apontará alguns interlocutores preferenciais para dar o tom das políticas digitais, mas ainda não está claro como e se se isso vai acontecer. Pelo menos, não aparece nada parecido nas "caixinhas" do organograma do novo governo Lula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!