Anatel prepara tomada de subsídios sobre inteligência artificial

Imagem: Danilo Paulo/Teletime News

A Anatel lançará uma tomada de subsídios sobre inteligência artificial (IA) e conectividade no próximo dia 9 de abril. A informação foi confirmada pelo superintendente executivo da agência, Abraão Balbino, durante reunião do Conselho Consultivo do órgão nesta terça-feira, 19.

O objetivo, informou ele, é coletar insumos da sociedade para orientar a atuação da Anatel, visando afastar eventuais riscos atrelados ao uso da tecnologia no setor, além de potencializar oportunidades para o mercado de telecomunicações.

Para Balbino, existe uma corrida na IA entre desenvolvedores, que inclui empresas grandes como Google e outras gigantes da tecnologia, por exemplo. "Só que quando a gente analisa isso dentro do ambiente de conectividade, é importante observar que operadoras e fabricantes não têm inteligência artificial como principal finalidade do ponto de vista de negócio", afirmou o superintendente.

Notícias relacionadas

"Para nós, é muito [importante] que, principalmente as operadoras, tenham uma oportunidade de desenvolvimento e ganhos de eficiência na prestação de seus serviços, a partir de soluções de inteligência artificial nos seus processos", explicou Balbino. Esses processos mencionados por ele envolvem a exploração da IA para aprimoramento de pontos como operação, atendimento ao cliente e gestão de rede, como a 5G.

De acordo com Balbino, o mercado atual chegou a um patamar em que não se pode tratar de ambiente digital e conectividade sem levar em consideração a IA. 

O lançamento da nova tomada de subsídios reflete o novo posicionamento e visão da agência sobre a tecnologia. O superintendente disse ainda que, internamente, já existe um esforço da Anatel em utilizar recursos de IA em processos internos da instituição. "Estamos inclusive concluindo agora um desenvolvimento de um módulo dentro do SEI, que é o nosso sistema de gestão de processos, em que a gente deve ter o uso de inteligência artificial na instrução dos nossos processos. A gente está concluindo essa etapa junto à nossa TI e assim que nós tivermos concluídos esses testes, nós vamos utilizar soluções de IA", explicou Balbino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!