A Agência Nacional de Telecomunicações divulgou nesta sexta-feira, 19, a data de inscrições para a primeira edição do Programa Anatel de Intercâmbio Acadêmico em Ecossistema Digital (P@ed).
A partir de 2 de maio, estudantes de graduação ou pós em Administração, Ciência da Computação, Ciência Política, Direito, Economia, Engenharia Elétrica, Matemática e Probabilidade e Estatística poderão se inscrever na iniciativa.
O intercâmbio compreenderá a participação em palestras e atividades de imersão orientada junto às diversas áreas do órgão regulador de telecomunicações, programadas para ocorrerem no mês de julho de 2024.
O Programa, realizado pela Anatel através do seu Centro de Altos Estudos em Comunicações Digitais e Inovações Tecnológicas (Ceadi), selecionará 20 estudantes, 12 de graduação e 8 de pós-graduação stricto sensu. Do total, 25% das vagas são destinadas à mitigação de vulnerabilidades crônicas na sociedade brasileira.
Além da distribuição por Regiões, critérios como raça, gênero e outras condições específicas serão levados em consideração. São três vagas destinadas a pessoas pretas ou pardas, uma vaga destinada a pessoas com deficiência e uma vaga para mulher chefe de família monoparental com pelo menos um filho menor de seis anos de idade na data da publicação do Edital; indígena; ou vítima de violência doméstica ou sexual.
Conforme o Edital, para a seleção o candidato deverá apresentar carta de motivação e terá o currículo na Plataforma Lattes analisado pela Comissão Organizadora. Ele deverá também entregar dissertação com o tema "Como a economia comportamental poderá auxiliar na modelagem regulatória da comunicação digital no Brasil?".
As dissertações não poderão ser elaboradas com o uso de Inteligência Artificial Generativa. Não se espera que o candidato esgote o assunto, mas que seja mostrada capacidade de pesquisa, pensamento crítico, foco e exposição clara de ideias.
A seleção dos candidatos observará a equidade de gênero e, como novidade, todas as referências bibliográficas recomendadas têm participação autoral feminina.
O conselheiro diretor da Anatel e presidente do Ceadi, Alexandre Freire, salientou que "a inclusão de referências bibliográficas de mulheres em processos seletivos públicos é relevante para promover uma perspectiva mais equitativa e abrangente no conhecimento. Valorizar a produção intelectual feminina não apenas enriquece o debate acadêmico, mas também reconhece a diversidade de vozes e experiências que historicamente foram subestimadas". A indicação bibliográfica está disponível no Portal da Anatel.
Inscrições
As inscrições para as 20 vagas do intercâmbio serão recebidas entre às 7:00 h do dia 02 de maio das 2024 às 23:59 h do dia 24 de maio de 2024.
Para intercambistas com residência fora de Brasília, a Anatel custeará o transporte de ida e volta entre a cidade mais próxima à residência do intercambista com aeroporto e Brasília, bem como arcará com as diárias correspondentes ao período das atividades presenciais, cujos valores obedecerão à legislação em vigor.
O Edital do Intercâmbio pode ser acessado neste link. As demais dúvidas sobre sobre o P@ed, podem ser esclarecidas pelo e-mail "ceadi@anatel.gov.br".
(Com informações da Anatel)