A Secretária Geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Doreen Bogdan-Martin, anunciou a formação do primeiro Conselho Consultivo Juvenil do órgão da ONU para telecomunicações. A formação é composta por 12 jovens especialistas em inovação digital.
Representando diferentes regiões do mundo, os empresários, políticos, pesquisadores e cientistas, com idades entre 18 e 30 anos, unirão conhecimentos em inteligência artificial (IA), questões ambientais, espaço, inovação e capacitação dos jovens para promover a tecnologia.
Os membros do Conselho Consultivo Juvenil da UIT inaugural foram selecionados de um grupo global de 850 candidatos. O mandato deles durará dois anos.
A Secretária da UIT reforçou que os jovens trabalharão em conjunto para conectar as cerca de 2,6 mil milhões de pessoas que ainda estão offline em todo o mundo. "Estas jovens mentes têm foco em um objetivo poderoso: acabar com a exclusão digital nesta geração", disse.
O Conselho Consultivo da Juventude fornecerá recomendações concretas e inclusivas à Secretaria Geral da UIT para fortalecer a cooperação mundial no fortalecimento da conectividade global. A iniciativa pretende, em especial, dar voz aos jovens dentro da Agência Digital da ONU e trazer novas perspectivas para o debate.
Os membros nomeados para o Conselho Consultivo da Juventude do Secretário-Geral da UIT são:
Da África:
- Daniella Darlington (Gana), co-fundadora da Copianto AI e afiliada da All Tech Is Human.
- Clinton Oduor (Quênia), engenheiro de machine learning na Amini, cofundador do Rhinos Lab e líder da comunidade TinyML Quênia.
Das Américas:
- Joshua Ingersoll (EUA), analista de política espacial, educador científico e defensor de STEM para jovens, atua como gerente sênior de assuntos regulatórios na Astranis Space Technologies Corp.
- Melissa Michelle Munoz Suro (República Dominicana), diretora de inovação do Escritório Governamental de Tecnologias de Informação e Comunicação da República Dominicana (OGTIC) e Coordenadora do Gabinete de Inovação da República Dominicana.
Dos Estados Árabes:
- Maitha Aljamris (EAU), Oficial de Cooperação Internacional no setor de telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos e membro do Conselho Juvenil da TDRA.
- Halima Ismail (Bahrein), cientista sênior de dados de IA e palestrante, domina temas como o avanço da tecnologia, da indústria e da governança da Internet.
Da Ásia e do Pacífico:
- Hamza Hameed (Paquistão), advogado, gerente sênior de Prática para Espaço e Política na Parceria de Acesso e atua como Presidente do Conselho Consultivo de Geração Espacial (SGAC).
- Khanh Linh Tong (Vietnã), diretora adjunta do Centro para a Promoção da Educação e Empoderamento das Mulheres (CEPEW).
Da região dos Estados Independentes:
- Uliana Stoliarova (Rússia), especialista em desenvolvimento e implementação de TIC no Instituto Russo de Pesquisa e Desenvolvimento de Rádio.
- Nadir Atayev (Azerbaijão), engenheiro de Pesquisa de Hardware e cientista, atuando no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Espacial da República do Azerbaijão (Azercosmos).
Da Europa:
- Roser Almenar (Espanha), co-líder do grupo de pesquisa em IA e Direito Espacial, organizado pelo Grupo de Projetos de Direito e Política Espacial do Conselho Consultivo de Geração Espacial (SGAC).
- Okan Dursun (Turquia), especialista em sustentabilidade e educação, co-fundador do empreendimento de tecnologia climática Carbon Gate e membro fundador da Twin Science.